O que acontece na ebulição?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

A ebulição é um processo de mudança de estado físico sofrido por uma substância que passa do estado líquido para o estado gasoso. Diferentemente da evaporação, na qual a mudança de estado é lenta e na temperatura ambiente, a ebulição ocorre mais rapidamente, devido ao fornecimento de calor ao líquido.

Quando um líquido é aquecido, sua pressão de vapor aumenta até ficar igual à pressão do gás. Com isso, formam-se bolhas de líquido vaporizado (gás) que sobem para a superfície da panela, onde elas estouram e liberam o gás. Para formar vapor as moléculas do líquido superam as forças de atração entre elas.

Ebulição é uma mudança de estado físico da matéria que marca a transformação da substância do estado líquido para o gasoso. Esse processo ocorre quando um líquido a uma dada pressão, recebe calor até se atingir uma dada temperatura.

Um exemplo de ebulição é a fervura da água. O Ponto de Ebulição é a temperatura em que determinados líquidos começam a ferver. Os pontos de ebulição dos líquidos puros são conhecidos. Por exemplo, o ponto de ebulição da água em estado puro, e no nível do mar, é de 100 graus na escala Celsius e 212 graus em Fahrenheit.

Conforme dito na introdução, a água entra em ebulição em 100°C, assim, todo o calor fornecido pela chama é usado para romper as interações das moléculas de água e fornecer energia cinética para que a água entre em ebulição; e não para aumentar a temperatura.

A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor.

Para que a ebulição ocorra é necessário que a pressão de vapor seja maior que a pressão atmosférica, o que garante o desprendimento uniforme de todo o líquido para a forma gasosa.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

Quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente essa igualdade acontecerá e menor será a temperatura da água para que ocorra. Sabemos que quando a pressão atmosférica é de 1 atm, a água entra em ebulição a 100°C mas, se diminuirmos a pressão, ela ferverá a uma temperatura menor, nunca atingindo os 100°C.

A vaporização é usualmente classificada em três categorias, dependendo da maneira como ocorre: a ebulição, quando coloca-se água para ferver em uma panela e, ao atingir 100º C, a água começa a passar rapidamente ao estado de vapor; a calefação, que tem como exemplo a vaporização quase instantânea de gotículas de água ...

O ponto de fusão e o ponto de ebulição representam a temperatura que uma substância muda de estado, em uma dada pressão. No caso do ponto de fusão, a substância muda do estado sólido para o estado líquido. Já o ponto de ebulição refere-se a mudança do estado líquido para o estado gasoso.

A diferença de ambas reside na velocidade do aquecimento, ou seja, se for realizado lentamente chama-se evaporação; entretanto, se for realizado com aquecimento rápido chama-se ebulição. Solidificação Mudança de estado líquido para o estado sólido provocado pelo arrefecimento ou resfriamento.

O ponto de fusão corresponde à temperatura em que determinado material passa do estado sólido para o líquido; e o ponto de ebulição é a máxima temperatura em que um material pode existir na fase líquida, sob determinada pressão.

A evaporação consiste na passagem de um material do estado líquido para o estado gasoso sem que o líquido tenha passado pelo ponto de ebulição. A evaporação ocorre à superfície de um líquido, em que algumas das moléculas com energias cinéticas mais elevadas escapam para a fase gasosa.

Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).