Qual é a diferença entre liquefação e condensação?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.

Liquefação Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento). Como exemplo podemos citar: a geada e o orvalho das plantas. Sublimação Mudança do estado sólido para o estado gasoso, por meio do aquecimento.

A vaporização corresponde à mudança de estado físico do líquido para o gasoso, e a condensação é o processo inverso, ou seja, do gasoso para o líquido.

Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

A condensação acontece quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. Para entender melhor o que significa condensação, vamos utilizar o exemplo da água: sua condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius.

A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

O que é a condensação? Condensação ou liquefação é o processo de mudança de estado físico da matéria, do gasoso para o estado líquido. Essencialmente, trata-se do processo inverso ao da vaporização.

Sobre as propriedades da água nos referidos estados físicos e sobre os processos de mudança de estado físico pode-se afirmar que: a) o processo de mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se fusão. b) o processo de mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se liquefação.

Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso. Pode ocorrer de três formas: evaporação, ebulição ou calefação. Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido.

Um vapor é uma substância na fase de gás a uma temperatura inferior à sua temperatura crítica. Isto significa que o vapor pode ser condensado para um líquido ou para um sólido pelo aumento de sua pressão, sem ser necessário reduzir a temperatura.

Condensação ou liquefação: passagem do estado gasoso para o estado líquido por meio de resfriamento. Solidificação: ocorre ao se reduzir ainda mais a temperatura, resultando no congelamento, isto é, passagem do estado líquido para o estado sólido.

Quando a água líquida é resfriada e passa para o estado sólido (gelo), essa mudança de estado físico é denominada solidificação. Ao aquecer o gelo até fazê-lo passar para o estado líquido, a mudança de estado físico que ocorre é denominada fusão.

solidificação

Essa mudança do estado líquido para o sólido é denominada solidificação. Existe ainda outra mudança de estado físico, que é a sublimação. Ela ocorre quando a substância passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso ou vice-versa. Esse fenômeno ocorre com o gelo-seco e com a naftalina, por exemplo.