O que acontece quando o vapor de água se condensa na atmosfera?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

A condensação do vapor de água na atmosfera origina as nuvens, formadas basicamente por gotículas de água mais leves que o ar. Quando a condensação ocorre bem acima do solo, temos as nuvens - e quando ocorre perto do solo, forma-se o nevoeiro ou a neblina, que é uma nuvem de contato ou próxima do solo.

O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.

O processo de condensação (também conhecido como ponto de orvalho) é o inverso da vaporização. Ocorre quando o ar úmido é resfriado, transformando a água que está em forma de vapor para o estado líquido.

A condensação ocorre em muitos fenômenos da natureza, sendo crucial para o chamado ciclo da água, que é o caminho que as partículas de umidade fazem através da evaporação até as nuvens, seguida de condensação e solidificação em grandes altitudes, precipitação até o solo, escoamento e então evaporação novamente.

Quando um gás ou vapor, passa para o estado líquido, nós iremos chamar de condensação. Condensação também pode ser conhecido com liquefação. Essa transformação é classificada como exotérmica. Isso quer dizer que, ocorre uma liberação de calor.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

O vapor de água atmosférico é um constituinte importante por interferir na dinâmica e na química da atmosfera, agindo na distribuição da temperatura, participando ativamente dos processos de absorção e emissão de calor sensível na atmosfera e por atuar na transferência de calor latente entre as regiões.

A condensação acontece em locais em que há umidade e maiores diferenças de temperatura. Quando o ar úmido e quente se choca com uma superfície fria, a água (contida no vapor presente no ar) se transforma de volta para o seu estado líquido.

Nestas condições climáticas, o vapor de água volta ao formato líquido (condensação) e cai através de chuvas. A evaporação é fundamental para a formação das nuvens e ocorrência das chuvas.

A condensação é utilizada para fornecer água a regiões áridas que sofrem com a falta de disponibilidade de água, são projetadas estruturas coletoras capazes de condensar o vapor presente no ar e disponibilizar para o consumo humano.

A condensação, como você já aprendeu nos estudos anteriores, é o processo pelo qual o vapor d' água é transformado em água líquida. Na atmosfera, a condensação geralmente ocorre quando o ar se resfria, pois a capacidade do ar de reter a umidade em forma de vapor diminui com o decréscimo da temperatura.

Liquefação Chamada também de Condensação, esse processo identifica a mudança do estado gasoso para o estado líquido decorrente do resfriamento (arrefecimento).

Condensação. É o processo inverso da vaporização. Ao se diminuir a temperatura do gás, ele começa a perder a sua energia de movimentação. Com isso, as moléculas se agrupam através das forças moleculares, fazendo que a substância entre no estado líquido.