Qual é o pH da pele?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

7 e 5

O manto protetor da pele é ligeiramente ácido. O melhor valor de pH da pele na maior parte do nosso rosto e corpo está entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (o de água pura) é considerado neutro. Qualquer coisa abaixo é ácido e acima alcalino, então o pH natural da pele é ligeiramente ácido.

"O pH da pele é definido pelo equilíbrio determinado pela quantidade de água, sais minerais, gordura e ainda secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas presentes na superfície da pele, que compõem a nossa camada externa de proteção da pele que é o manto lipídico ou manto ácido cutâneo."

Podemos testar o pH da sua pele com um medidor de pH digital também. Neste caso seria um medidor específico que contém tipo uma esfera no lugar do eletrodo. Você encosta na pele e logo vê o pH, ou então você pode ir ao dermatologista e pedir para ele medir o pH da sua pele.

Por isso, uma pele seca significa um pH inferior a 6,5, possivelmente mais próximo de 4. Por isso, é extremamente ácida e precisa de nutrição avançada. A pele oleosa tem um nível de pH que excede os 6,5. É uma pele alcalina que precisa de mais ácido.

O pH pode ser alterado por diferentes fatores além da escolha dos dermocosméticos utilizados. Alguns exemplos externos incluem alterações de temperatura, umidade do ambiente, nível de poluição, pele suja e/ou oleosa, temperatura da água no banho, medicamentos e exposição a agentes químicos.

Contudo, além da questão da filtragem existe também a do pH, que segundo o Ministério da Saúde, deve estar mantido na faixa de 6,0 a 9,5 para ser considerada propícia ao consumo. Abaixo desta faixa, a água se caracteriza como muito ácida passando a se tornar imprópria à ingestão devido causar problemas de saúde.

O pH das axilas é mais próximo ao neutro, em torno de 6,5, o que torna essa região mais suscetível a bactérias (responsáveis pelo odor desagradável).

7 e 5

O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (equivalente à água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, assim o pH natural da pele é ligeiramente ácido.

Dos líquidos, um sabonete apresentou pH variando entre 7 e 7,9 e dois entre 6 e 6,9. CONCLUSÃO - Os sabonetes neutros ou ácidos têm-se tornado uma real alternativa para doenças dermatológicas e para a pele sadia.

7

Opte por sabonetes líquidos ou cremosos, que normalmente têm pH entre 5 e 6. Normalmente, o pH do sabonete em barra gira em torno de 7 para cima, portanto mais alcalino para esses tipos de pele. Indicado para casos específicos, tem o uso liberado apenas para a higiene das mãos.

0 e 7

SABONETE DE GLICERINA VEGETAL GRANADO BEBÊ (LIQUIDO): sua faixa de pH pode variar entre 5,0 e 7,0; sendo o indicado para pele suave e delicada do bebê. SABONETE DE GLICERINA GRANADO BEBÊ (BARRA): devido ao processo de fabricação, o pH é um pouco mais alto que dos sabonetes líquidos.

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

35 a 7

O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40.