O que é uma mistura homogênea gasosa?

Perguntado por: dconceicao . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

São aquelas cujas fases são indistinguíveis. Ou seja, não conseguimos adivinhar se o que estamos olhando é composto de mais de uma substância ou não! Por exemplo, o ar que respiramos é uma mistura homogênea, composto principalmente pelos gases nitrogênio e oxigênio.

Não conseguimos diferenciar muito bem porque toda mistura gasosa é homogênea, ou seja, apresenta uma única fase, um único aspecto em toda a sua extensão.

O ar que respiramos é um exemplo de mistura homogênea, pois o mesmo contém uma mistura de gases (oxigênio, nitrogênio, argônio, gás carbônico, etc), sendo o nitrogênio o solvente dos outros gases, sendo importante ressaltar que toda mistura gasosa é homogênea mesmo nos casos onde se utilizam gases coloridos.

- Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

São aquelas que apresentam um aspecto uniforme, com uma única fase (monofásica). Exemplos: soro fisiológico (0,9 g de cloreto de sódio em 100 mL de água);

Exemplos de misturas homogêneas:
água e açúcar. água e álcool. ar (sem partículas sólidas em suspensão) bronze.

Outra mistura heterogênea com fases diferentes é a água com gás ou os refrigerantes. Nesse caso, conseguimos observar o líquido e as bolhas de gás - duas fases claramente distintas.

Sendo assim, o leite é considerado uma mistura heterogênea, porque apresenta duas fases.

Uma mistura pode ser também composta por uma única substância em diferentes estados físicos, como exemplo temos água e gelo: mistura heterogênea bifásica constituída apenas por H20.

De acordo com a equação de estado dos gases ou equação de Clapeyron (P.V = n.R.T), quando aplicada a misturas gasosas, devemos considerar a soma das quantidades de todos os gases presentes na mistura. Portanto, a equação fica assim: P.V = (n1 + n2 + n3 + ...).

⇒ Mistura homogênea:
Formamos uma mistura homogênea todas as vezes que todos os materiais envolvidos na mistura são dissolvidos. Por exemplo, se adicionarmos sal e açúcar na água, ambos serão dissolvidos e, ao final, veremos apenas a água, ou seja, haverá apenas uma fase.