Que tipo de mistura e o diamante?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Diamante: estrutura covalente gigante, com cada carbono covalentemente ligado a outros quatro átomos de carbono em um arranjo tetraédrico para formar uma estrutura rígida. Grafite: estrutura covalente gigante, com cada carbono covalentemente ligado a outros três átomos de carbono em um arranjo hexagonal.

Os diamantes são formados por um único elemento químico: o carbono. Devido à estrutura e às condições em que são formados, o diamante é a substância natural mais dura conhecida pelo homem.

carbono

O diamante é uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C. É a forma termodinamicamente estável do carbono em pressões acima de 60 Kbar.

Misturas homogêneas, também chamadas de solução, ocorrem toda vez que uma mistura apresenta uma única fase e são classificadas como monofásicas, como mostra a Figura 4. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal. água e açúcar.

Misturas Heterogêneas:
São aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água e óleo, água e areia, gelo e água, granito, água e ferro, sal não dissolvido na água etc. Os componentes das misturas heterogêneas aparecem, na maioria dos casos, em estados físicos diferentes e podem ser separados por métodos físicos.

Foi dessa iniciativa que surgiram os famosos 4C´s, ou seja, os 4 critérios de avaliação do diamante: lapidação, pureza, cor e peso (em inglês, cut, clarity, colour e carat). A depender da forma como o diamante é lapidado, seu brilho se intensifica e aumenta a dispersão de luz.

As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas. A diferença entre elas é que a mistura homogênea é uma solução que apresenta uma única fase enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases.

O diamante é um mineral composto de carbono, formado sobre alta pressão e temperatura. Já o kimberlito é uma rocha vulcânica formado em grande profundidade e ele é a rocha onde o diamante está presente como fonte primária.

1.1. Mineralogia. O diamante é constituído por carbono puro (C), assim como o mineral grafita, entretanto a organização dos átomos em suas redes cristalinas é distinta, sendo que o diamante se cristaliza no sistema cúbico (ou isométrico), enquanto a grafita apresenta cristalização no sistema hexagonal (Figura 2).

Há iniciativas que também buscam transformar metano diretamente em diamantes. Nessas reações, com pressão e temperaturas específicas, as ligações entre os átomos de carbono se quebram, formando novas combinações com características do diamante.