Porque água areia e óleo não se misturam?

Perguntado por: enogueira6 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A água e o óleo possuem densidades diferentes; sendo a do óleo menor do que a da água. Além de possuírem densidades diferentes, eles são imiscíveis, ou seja, não se misturam. Assim quando misturamos os dois líquidos, aquele com menor densidade fica no alto – o óleo.

Ou seja, as partezinhas bem pequenas (que só podemos enxergar com a ajuda de instrumentos de laboratório) da água e do óleo são diferentes e cada uma tem uma densidade específica. A água é mais densa, por isso fica embaixo e o óleo menos denso, por isso ficou por cima. Então não se misturam.

O óleo e a água não se misturam. Isso porque as interações entre as moléculas - unidades que constituem as substâncias - que formam cada um dos dois líquidos são mais fortes do que a interação que haveria na mistura. Por isso, a mistura não ocorre.

De um jeito simples, óleo e água não se misturam porque a água é uma molécula polar e o óleo é uma molécula apolar — essas propriedades fazem com que elas se repelem.

Formam-se duas fases, sendo que o óleo fica na parte de cima, já que é menos denso que a água. Por isso, o óleo e outras substâncias que se comportam da mesma forma são chamadas de hidrofóbicas.

A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

Diferença entre quantidade de massa e volume
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.

O álcool não se mistura com a água porque a camada de óleo separa os dois líquidos.

Filtração: método utilizado para separar sólidos e líquidos que não se misturam utilizando um filtro. Exemplo: Na preparação de café, utilizamos o filtro para separar o pó do café da bebida em questão.

Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura. Já uma mistura homogênea, como água e sal, apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte observada.

Para separar esses dois líquidos, utilizamos o processo de decantação. Nesse processo, utilizamos um funil de bromo apoiado em um suporte universal, como mostrado na Figura 5. O óleo, por ser menos denso do que a água, fica por cima da mistura.

Esse fenômeno pode ser explicado dizendo que a água é polar (molécula é atraída pelos polos positivos de outras, se unindo fortemente por meio das ligações de hidrogênio) e o óleo é apolar (desprovidas de carga positiva ou negativa e, portanto, não são atraídas pelas moléculas opostas), dessa forma, por apresentarem ...

Por que a gasolina não se mistura com a água? Explicação química: A resposta se baseia na regra “Semelhante dissolve semelhante”. A gasolina possui caráter apolar, sendo assim, ela só se dissolverá em um solvente apolar, o que não é o caso da água, que se classifica como composto polar.

Isso acontece porque a água é polar, conforme mostrado na imagem abaixo, em virtude da diferença de eletronegatividade que existe entre os átomos de hidrogênio e oxigênio de suas moléculas. Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.

Mas, o etanol é infinitamente solúvel em água. Isso acontece porque seu grupo OH realiza ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Como essas forças de atração são as mais intensas, se misturássemos o etanol, a gasolina e a água, verificaríamos que o etanol seria extraído da gasolina pela água.

Esse fluido é o mel, tratando-se do líquido mais denso de todos os que foram analisados. A água trata-se do segundo líquido mais denso dos analisados, sendo mais pesada do que o azeite e álcool etílico, e mais leve do que o mel. Por sua vez, o azeite flutua na água, sendo mais leve do que esta.