Por que a água evapora no sol?

Perguntado por: agil3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Para a água passar do estado líquido para o estado gasoso, precisamos fornecer calor. Seja do fogão ou do sol, o calor faz com que as moléculas no líquido se agitem. Quanto mais calor, mais agitação e mais moléculas vão para o vapor.

Temperatura: quanto maior a temperatura, maior a evaporação. O aumento da temperatura traduz um aumento da agitação molecular, ou seja, as moléculas estão com mais energia, facilitando sua passagem para o estado gasoso.

A evaporação é um dos processos que constituem o ciclo da água. A energia proveniente do Sol, aquece a superfície livre dos lagos, rios, mares e oceanos. Este aquecimento faz com que uma parte da água evapore, passando para o estado de vapor.

As moléculas da superfície da água têm uma grande força que as mantêm dentro do líquido. Quando há uma grande umidade no ar, a pressão atmosférica se torna uma força que impede a evaporação da água. Em dias secos, a pressão é menor e as moléculas de água vão para o ar com maior facilidade.

É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.

Entre causas externas e internas que atuam na evaporação da água estão a temperatura do ar, a umidade do ar, a velocidade de deslocamento da massa de ar advectiva, radiação solar (intensidade e duração) e natureza da superfície evaporante.

Isso porque as moléculas de umidade não permitem que os raios de sol atinjam a peça. Por isso nossa dica é que você sempre pendure suas roupas em lugares arejados e sob a sombra.

Para a água passar do estado líquido para o estado gasoso, precisamos fornecer calor. Seja do fogão ou do sol, o calor faz com que as moléculas no líquido se agitem. Quanto mais calor, mais agitação e mais moléculas vão para o vapor.

As chuvas são causadas pela ascensão do ar quente e úmido na atmosfera, onde o vapor d'água é condensado na presença de núcleos de condensação.

Porém, existem três tipos de vaporização, que são: evaporação, ebulição e calefação.

Por incrível que pareça, o vento é mais eficaz que o sol na secagem das roupas. Ele movimenta as partículas de ar, que se chocam com as moléculas de água do tecido, agilizando a sua evaporação. Já o calor do Sol provoca um processo semelhante a esse, só que mais lentamente.

O Sol aquece a água que está em estado líquido nos rios, lagos e mares. Esse calor faz com que a água evapore, ou seja, passe para o estado gasoso. O vapor sobe para a atmosfera e forma as nuvens. Quando há uma grande concentração de minúsculas gotas, as nuvens ficam pesadas e forma-se a chuva.

Após a evaporação, o vapor de água atinge a atmosfera, camada constituída por gases que envolvem a Terra. No processo de evaporação, quando o vapor de água atinge temperaturas baixas, se transforma em estado líquido. Quando as nuvens estão saturadas, ocorrem as precipitações (chuvas, granizo ou neve).