O que é ponto de ebulição constante?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

As substâncias puras sofrem mudança de estado físico a uma temperatura constante, chamada de ponto de ebulição. Por exemplo, ao medir a temperatura do início ao fim da ebulição da água, o valor será sempre 100 ºC.

Isso significa que no ponto de fusão a temperatura se mantém constante do inicio até o final da mudança de estado.

O ponto de fusão e o ponto de ebulição representam a temperatura que uma substância muda de estado, em uma dada pressão. No caso do ponto de fusão, a substância muda do estado sólido para o estado líquido. Já o ponto de ebulição refere-se a mudança do estado líquido para o estado gasoso.

O ponto de ebulição (PE) representa a temperatura em que uma substância atinge e muda do estado líquido para o estado gasoso. Variáveis como pressão atmosférica, altitude, composição e massa da substância influenciam no processo de mudança de estado físico.

Um exemplo de ebulição é a fervura da água. O Ponto de Ebulição é a temperatura em que determinados líquidos começam a ferver. Os pontos de ebulição dos líquidos puros são conhecidos. Por exemplo, o ponto de ebulição da água em estado puro, e no nível do mar, é de 100 graus na escala Celsius e 212 graus em Fahrenheit.

Isso porque no processo de ebulição, quanto menor é a pressão, menor é o seu ponto de ebulição. Assim, quanto mais baixa for a pressão do sistema, menor será o ponto de ebulição e vice-versa. Diante de pressão uniforme e constante a temperatura durante todo o processo da substância líquida também permanece constante.

É uma temperatura que não sofre alterações, como por exempo, as 13h00 da tarde está fazendo 25º, a temperatura continua constante até as 14h00, ou seja, a temperatura continuou a mesma (25º) até as 14h00.

Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).

Por isso, o elemento com o maior ponto de ebulição é Lítio.

tungstênio

Sendo assim, ao analisar a tabela encontra-se o tungstênio (W). Esse é o metal com as maiores temperaturas de fusão e ebulição observadas na tabela periódica. Como ele pode permanecer em estado sólido em elevadas temperaturas, esse elemento é utilizado em lâmpadas incandescentes.

– O ponto de ebulição é importante também para a separação de misturas, pois as substâncias de baixa temperatura de ebulição podem ser facilmente evaporadas; – Nas panelas de pressão, o nível de pressão atmosférica aumenta no seu interior quando elas são ligadas, o que faz com que o ponto de ebulição seja maior.

Para que a ebulição ocorra é necessário que a pressão de vapor seja maior que a pressão atmosférica, o que garante o desprendimento uniforme de todo o líquido para a forma gasosa.