Quais são os tipos de reação de combustão?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Existem dois tipos básicos de reações de combustão de compostos orgânicos, que são a combustão completa e a incompleta.

Formas de combustão do fogo

  • Completa. Como o nome já diz, a forma completa é quando a combustão acontece de maneira completa. ...
  • Incompleta. A combustão incompleta, por sua vez, é aquela onde a queima produz o calor e pouca ou nenhuma chama. ...
  • Espontânea. ...
  • Explosão.

Queima, incêndio, cremação são sinônimos que podem ser utilizados para representar o fenômeno químico chamado combustão. Combustão é a reação química na qual são produzidas novas substâncias juntamente com luz e calor (queima da madeira) ou apenas calor (queima do metanol, um tipo de álcool utilizado como combustível).

No caso de compostos feitos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos); e de carbono, hidrogênio e oxigênio (como álcoois, cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, etc.), os produtos são o dióxido de carbono (gás carbônico – CO2) e a água. Observe que no CO2 formado, o carbono apresenta o seu Nox máximo (+4).

Pode-se definir a combustão ou queima, como uma reação química envolvendo um material combustível e um material comburente (geralmente o oxigênio), com liberação de energia na forma de calor.

Uma reação de combustão é caracterizada pelo consumo de um combustível, isto é, o material gasto para produzir energia, na presença de um comburente, que costuma ser o gás oxigênio. Por exemplo, para que um carro se movimente é necessário que ele tenha algum combustível, como, por exemplo, o etanol.

A combustão pode ser completa ou incompleta, dependendo da quantidade de oxigênio. Na combustão completa ocorre a queima total de oxigênio e na combustão incompleta, a queima parcial de oxigênio.

Equação química
C3H8 + 5O2 → 3CO2 + 4H2O. A equação, em síntese, de uma hidrocarboneto é sempre a seguinte: Combustível + Oxigênio → Dióxido de carbono + Água + Calor. (comburente) presente na atmosfera, com liberação de energia.

Formas de Propagação de Incêndios
por Convecção, onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão; por Condução, onde a energia é transportada através de um corpo; por Projeção de partículas inflamadas, que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.

oxigênio

O que é o fogo? É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação). A compreensão das reações químicas é primordial para tudo que envolve a Química.

A combustão viva é uma combustão em que se produz chama e, vulgarmente, designa-se por fogo. Neste caso, devido à mistura dos gases inflamados com o ar forma-se a chama. No caso dos sólidos, cuja combustão dá-se à superfície, verifica-se a incandescência a partir da sua ignição e também através da formação de brasas.

A função do comburente em uma combustão é se associar quimicamente ao combustível para que a reação aconteça. O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio. O ar atmosférico possui em torno de 21% de oxigênio.

A importância da combustão pode ser aferida pela sua participação na produção total de energia: cerca de 80 % da energia no mundo, inclusive o Brasil, é produzida através de processos de combustão de derivados de petróleo, gás natural, carvão ou biomassa.

Dizemos que reações de combustão são exotérmicas porque sempre liberam grande quantidade de calor, ou seja, apresentam entalpia dos reagentes maior do que a dos produtos, visto uma combustão ser sempre espontânea. 4.