O que altera o pH da pele?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

O pH da nossa pele é constantemente desafiado por agressores externos, como poluição, mudanças climáticas e produtos químicos agressivos. Produtos de cuidados com a pele superiores ajudam a manter o pH ideal e a apoiar e restaurar suas defesas naturais.

Alguns hábitos de limpeza e remédios, além de alterações hormonais e envelhecimento, têm impacto sobre o equilíbrio do pH da pele. E a Dra. Flávia diz ainda que o principal fator externo que interfere no pH é o uso de sabonetes alcalinos, que acabam irritando a pele e a deixando ressecada, sem viço e mais sensível.

Saiba o que acontece quando o pH da pele é alterado
Alterações no pH deixam a barreira cutânea mais vulnerável. Ela perde água, resseca com mais facilidade e tem sua flora bacteriana alterada, o que consequentemente pode afetar sua defesa natural”, alerta Dra. Marcela.

Limpeza, tonificação, hidratação, proteção com produtos adequados e ter uma rotina saudável são medidas cruciais para manter o pH ideal da pele”, alerta Daniela.

O volume de dióxido de carbono exalado e, consequentemente, o pH sanguíneo, aumentam quando a respiração se torna mais rápida e mais profunda. Por meio do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, o cérebro e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto.

Um exemplo clássico são as frutas cítricas: embora elas sejam fontes ácidas, em nosso organismo exercem um efeito alcalino e, por isso, são boas alternativas. Além de equilibrar o nosso corpo e prevenir doenças, essa dieta ainda tem, como boa consequência, a perda de peso.

Dos líquidos, um sabonete apresentou pH variando entre 7 e 7,9 e dois entre 6 e 6,9. CONCLUSÃO - Os sabonetes neutros ou ácidos têm-se tornado uma real alternativa para doenças dermatológicas e para a pele sadia.

O pH ideal da pele na maior parte do rosto e corpo encontra-se entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (equivalente à água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é ácido e acima é alcalino, assim o pH natural da pele é ligeiramente ácido.

Na dúvida, trate o rosto com loções de limpeza, hidratantes e filtros solares específicos para o seu tipo de pele e não exagere nos detergentes. "Todos diminuem a oleosidade, mas podem alterar o pH e prejudicar a barreira de proteção natural da pele", complementa Flávia.

0 e 7

SABONETE DE GLICERINA VEGETAL GRANADO BEBÊ (LIQUIDO): sua faixa de pH pode variar entre 5,0 e 7,0; sendo o indicado para pele suave e delicada do bebê. SABONETE DE GLICERINA GRANADO BEBÊ (BARRA): devido ao processo de fabricação, o pH é um pouco mais alto que dos sabonetes líquidos.

O ph é uma escala de números entre 0 e 14 correspondente ao grau de acidez ou alcalinidade da solução. Assim, quanto mais próximo do zero mais ácido é o produto e quanto mais alto, mais alcalino. O ph 7 é neutro. De acordo com um estudo brasileiro, 63% hidratantes corporais avaliados têm ph acima de 5,5.

No caso da alcalose, em que o pH do sangue está acima do normal, podem surgir sintomas como:

  1. Espasmos musculares;
  2. Fraqueza;
  3. Dor de cabeça;
  4. Confusão mental;
  5. Tontura;
  6. Convulsões.

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Acidose é uma condição em que há um desequilíbrio nos níveis de ácido presentes no sangue. Isso pode acontecer por conta de um aumento na produção de ácidos naturais do corpo humano ou mesmo devido a problemas no pulmão que causam um acúmulo de gás carbônico na corrente sanguínea, por exemplo.