Como condensar água do ar?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Na maior parte das regiões que mais precisam de água, a única opção é condensar a umidade atmosférica por meio do resfriamento, seja por meio dos processos tradicionais, intensivos em energia, seja pelo uso destas novas tecnologias passivas, que exploram a variação de temperatura entre o dia e a noite.

A idéia é passar água líquida para o estado gasoso e depois transformar o vapor de água (estado gasoso) em água líquida outra vez. Para isso precisa-se ferver um pouco de água em um recipiente. Depois que a água ferver, tapa-se o recipiente com uma tampa transparente e observa-se a condensação do vapor d'água na tampa.

A “mágica” acontece da seguinte maneira: através de um ventilador acoplado na garrafa, o ar do ambiente é aspirado, passando por um filtro especial que pressiona o ar para dentro das câmaras de condensação. Então, a umidade é condensada a partir de pequenos refrigeradores e armazenada na própria garrafa.

Na atmosfera, a condensação geralmente ocorre quando o ar se resfria, pois a capacidade do ar de reter a umidade em forma de vapor diminui com o decréscimo da temperatura. A condensação pode acontecer também pela sublimação (pas- sagem de uma substância diretamente do estado sólido para o va- por, e vice-versa).

Essencialmente, trata-se do processo inverso ao da vaporização. Para que o vapor de água sofra o processo de condensação, que é a mudança de estado gasoso para o estado líquido, é necessário que ocorra uma redução em sua temperatura até atingir o ponto de orvalho ou um aumento na pressão a que está submetido.

A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição. No caso do vapor de água, por exemplo, a condensação começa quando a temperatura está abaixo dos 100 graus Celsius. Assim, o estado gasoso da água vai se transformando em gotículas líquidas.

Para iniciar o processo de ebulição, a água deve ser submetida a uma temperatura de 100 °C. Tais mudanças de estado ocorrem porque, ao fornecer energia térmica, aumentam-se o grau de agitação das partículas e a pressão interna, tornando as ligações mais instáveis entras as moléculas de água.

Desumidificador e outras ideias para tirar a umidade de ambientes fechados

  1. 1 – Janelas abertas. Quando as temperaturas baixam, temos a tendência de fechar tudo para evitar a entrada do ar gelado em casa. ...
  2. 2 – Giz. ...
  3. 3 – Carvão. ...
  4. 4 – Tinta impermeabilizante. ...
  5. 5 – Desumidificador de ar.

Além disso, atitudes do dia a dia, como tomar banhos quentes, cozinhar, secar roupas em casa ou mesmo deixar o ambiente fechado, sem ventilação natural e pouca iluminação, são ações que agravam os incômodos causados pela alta umidade.

Basta molhar uma toalha e colocá-la estendida em uma cadeira no ambiente que você preferir. Por ter um grande poder de absorção, o pano concentra boas quantias de água. Assim, ao ir acontecendo a evaporação, a umidade vai se espalhando pelo local. Manter a porta do ambiente fechada potencializa os resultados.

Colocar um recipiente com água
Um recipiente com água ajuda a amenizar o ar seco do local. Você pode colocar água em um balde ou em uma bacia, de preferência perto de você. Dessa maneira, você umidifica o ar de forma simples, deixando o ar seco no passado.

A função DESUMIDIFICAR ajuda na prevenção de doenças respiratórias como a rinite, sinusite, asma e irritações na garaganta, pois evita a proliferação de fungos causadores de mofo e bolores. Certifique-se que seu ar condicionado está limpo.

Quando a temperatura externa está mais baixa do que a do ambiente refrigerado, ocorre a condensação do ar, que leva ao acúmulo de mais umidade pelo aparelho. Dessa forma, assim como no vazamento de ar, essa baixa temperatura externa pode deixar o ar-condicionado pingando água.