Como fazer a água condensar?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

A idéia é passar água líquida para o estado gasoso e depois transformar o vapor de água (estado gasoso) em água líquida outra vez. Para isso precisa-se ferver um pouco de água em um recipiente. Depois que a água ferver, tapa-se o recipiente com uma tampa transparente e observa-se a condensação do vapor d'água na tampa.

Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

Condensação é a mudança de estado físico do vapor de água para a água líquida. Essa transformação é denominada exotérmica uma vez que para um gás se tornar líquido é necessário liberar energia ao meio.

A condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Também é chamada de liquefação. Em geral, isso acontece quando a substância perde calor, o que reduz a excitação das suas moléculas e faz com que elas se liguem mais fortemente. A melhor forma de enxergar esse fenômeno é na água.

Para iniciar o processo de ebulição, a água deve ser submetida a uma temperatura de 100 °C. Tais mudanças de estado ocorrem porque, ao fornecer energia térmica, aumentam-se o grau de agitação das partículas e a pressão interna, tornando as ligações mais instáveis entras as moléculas de água.

Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. O vapor de água presente no ar condensa ao entrar em contato com a superfície fria do copo, fazendo com que o mesmo fique todo molhado.

É um dos estados físicos da água que compreende a passagem do estado líquido para o sólido. É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.

A condensação origina nevoeiros à superfície ou nuvens de constituição e aspecto diverso. Os nevoeiros se diferenciam das nuvens porque ocorrem junto à superfície. É a umidade condensada perto do solo, em forma de depósito.

Tornar mais denso, reduzir a menor volume; engrossar: condenar as linhas de uma pintura; as sombras se condensaram. Liquefazer um gás por resfriamento ou compressão: o frio condensa o vapor de água; o vapor se condensou.

A condensação é utilizada para fornecer água a regiões áridas que sofrem com a falta de disponibilidade de água, são projetadas estruturas coletoras capazes de condensar o vapor presente no ar e disponibilizar para o consumo humano.

A ligação de hidrogênio (pontes de H) se caracteriza como força intermolecular, ela mantém as moléculas de H2O muito próximas, daí o porquê dessa substância ser líquida e não sólida (moléculas mais afastadas).

A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido é definida como sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura. É um processo de difícil observação no dia a dia.

Curiosidade: Quando colocamos água gelada em um copo de vidro, pequenas gotículas de água começam a se formar ao redor do copo! Você sabe por quê? Isso acontece porque o vapor (água no estado gasoso) que está presente no ar, bate na superfície mais fria do vidro e se condensa, ou seja, passa para o estado liquido.

A água passa para o estado de vapor por causa do calor do ambiente, mas em um processo bastante demorado. Chamamos de ebulição a vaporização que ocorre com uma velocidade maior do que a evaporação e por meio de uma fonte alternativa de calor, isto é, que não seja o ambiente, como a chama do fogão.

É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.