Qual a diferença entre fusão e liquefação?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Sobre as propriedades da água nos referidos estados físicos e sobre os processos de mudança de estado físico pode-se afirmar que: a) o processo de mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se fusão. b) o processo de mudança do estado sólido para o estado líquido chama-se liquefação.

Liquefação e condensação são sinônimos utilizados para caracterizar a mudança física de uma substância do estado gasoso para o estado líquido. A principal diferença entre os termos é que condensação corresponde à transformação de vapor em líquido e liquefação de gás para em líquido.

Fusão: passagem do estado sólido para o estado líquido. Vaporização: passagem do estado líquido para o estado gasoso. Pode ocorrer de três formas: evaporação, ebulição ou calefação. Condensação: passagem do estado gasoso para o estado líquido.

A fusão, que é passagem do estado sólido para o estado líquido, e a solidificação, que é a passagem do estado líquido para o estado sólido, são processos que ocorrem a uma temperatura contante.

A condensação, também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização, ou seja, é a passagem do estado gasoso para o estado líquido e essa mudança de estado físico acontece quando o vapor é resfriado, ou seja, quando retiramos calor de uma determinada massa de vapor.

Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

Processo de liquefação
Um exemplo prático é a liquefação da umidade do ar em torno de copos com algum líquido gelado. Quando o vapor d'água presente no ar entra em contato com a superfície do copo, ele é resfriado até o ponto em que condensa na forma de gotículas na parede do recipiente.

A fusão é a transformação física da matéria do seu estado sólido para o estado líquido. Esse processo ocorre quando a matéria é submetida a uma determinada pressão, que recebe calor (energia) e sua temperatura alcança um valor.

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa.

Resposta. 1• Liquefação: Liquefação também chamada de calefação é o fenômeno inverso da vaporização ou ebulição , ou seja , do estado gasoso para líquido. de ebulição. 2• Vaporização : Passagem do estado líquido para o estado gasoso.

Fusão Mudança do estado sólido para o estado líquido da água, provocada por aquecimento, por exemplo, um gelo que derrete num dia de calor. Além disso, o denominado "Ponto de Fusão" (PF) é a temperatura que a água passa do estado sólido para o líquido. No caso da água, o ponto de fusão é de 0ºC.

Vaporização

Vaporização. A vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso. Isso pode ocorrer de duas maneiras: Ebulição: aquecimento rápido.

Os gases comprimidos podem ser classificados como gases liquefeitos (aqueles que podem tornar-se líquidos sob pressão, à temperatura ambiente), não-liquefeitos e gases em solução.

Liquefação fracionada é o método utilizado para separar os componentes do ar atmosférico, por exemplo, mas é dependente de uma destilação fracionada. Liquefação fracionada é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente para misturas homogêneas que apresentem todos os seus componentes no estado gasoso.