Quem criou o ponto de fusão?

Perguntado por: oramos9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Ela foi criada no século XVIII pelo sueco Anders Celsius e possui cem intervalos. É por isso que ela é chamada de escala centígrada. Os valores adotados por Celsius para os pontos de fusão e ebulição são, respectivamente, 0 e 100.

Chama-se ponto de fusão as temperaturas em que as substâncias passam do estado sólido para o estado líquido, sempre em relação a uma determinada pressão atmosférica. Cada substância possui a sua temperatura de fusão e a sua temperatura de ebulição de acordo com uma determinada pressão.

Esta escala foi criada pelo inventor Daniel Gabriel Fahrenheit em meados dos anos de 1714 (Daniel também foi o inventor do termômetro de mercúrio). Para tanto ele determinou dois pontos iniciais (pontos fixos). Ele introduziu seu termômetro, ainda sem nenhuma escala, dentro de uma mistura de água, gelo e sal de amônia.

Escala Celsius
Anders colocou um termômetro dentro de uma mistura de água e gelo, em equilíbrio térmico, e, na posição que o mercúrio estabilizo, marcou o ponto zero. Depois, colocou o termômetro na água em ebulição e, quando o mercúrio estabilizou, marcou o ponto 100. Assim, estava criada a escala Celsius.

O tungstênio (W) também está destacado, pois ele fica praticamente no centro da tabela, sendo o metal de maior ponto de fusão (3422ºC). Isso significa que ele pode permanecer no estado sólido mesmo em altas temperaturas.

Lei: sob pressão constante, a fusão de uma substância cristalina se processa à temperatura constante. A fusão ou solidificação de uma substância cristalina é aquela em que aparecem, em presença uma da outra, as fases sólida e líquida. 2ª Lei: para uma dada pressão, cada substância possui a sua temperatura de fusão.

Tanto o ponto de fusão quanto o de ebulição são as temperaturas em que ocorrem a mudança de estado físico em uma dada pressão, por exemplo, os pontos de fusão e ebulição da água são, respectivamente, e 100ºC, quando a pressão é de 1atm (nível do mar).

A fusão é a mudança do estado sólido para o estado líquido. Ela ocorre quando um corpo, submetido a uma dada pressão, recebe calor e sua temperatura atinge um determinado valor. A quantidade de calor que o corpo deve receber para se transformar totalmente em líquido, depende da substância que o constitui.

Resumidamente, ponto de fusão é a temperatura onde há a alteração do estado sólido para o estado líquido. Siga o link para saber mais sobre o que é ponto de fusão. O metal com o menor ponto de fusão é o mercúrio (Hg), que é líquido a temperatura ambiente.

Anders Celsius

Anders Celsius (1701 – 1744) foi um astrónomo sueco que inventou a escala de temperatura que leva o seu nome.

Na sua escala, Fahrenheit utilizou como referência os valores dos pontos de fusão e ebulição da água, para os quais ele adotou os seguintes valores: Ponto de fusão da água = 32oC.

Em 1742, o astrônomo sueco, Anders Celsius sugeriu que se tomasse o zero como ponto de fusão do gelo e 100 como ponto de ebulição da água. Essa escala foi dividida em 100 partes iguais, chamadas de "graus". Essa, chamada ESCALA CELSIUS(oC), é adotada na maioria dos países, inclusive no Brasil.

Daniel Gabriel Fahrenheit

O cientista Daniel Gabriel Fahrenheit ficou conhecido, principalmente, pela sua padronização da escala termométrica a qual recebe seu nome, a “Escala Fahrenheit”, esta que é utilizada até hoje nos Estados Unidos e até pouco tempo atrás no Reino unido.