Em que ano foi criada a luz?

Perguntado por: bbernardes5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

século XIX

Os primeiros registros oficiais que contam a história das lâmpadas datam do século XIX. Foram inúmeras ideias e descobertas a partir do trabalho de mentes incansáveis que deram luz — literalmente — a uma das mais importantes criações da humanidade.

Um dos pioneiros foi o inglês Humphry Davy. O químico descobriu que um dos caminhos mais simples era utilizar uma corrente elétrica para aquecer um fragmento de metal até atingir sua incandescência, emitindo luz.

  • Thomas Edison
  • Joseph Wilson Swan
  • James Bowman Lindsay
  • Alessandro Cruto
  • Alexander Lodiguin
  • Hiram Maxim

Portanto a luz criada no primeiro dia seria então a luz cósmica, portanto o Sol só surgiu no quarto dia. “O texto hebraico em Gên. 1:3 diz: Ye hi or (haja luz).

Em 1807, descobriu-se um meio de utilizar o gás para acendê-lo e foi aí que as ruas de Londres foram iluminadas pela primeira vez com lampiões. Já no Brasil, foi em 1851, que o Visconde de Mauá deu início à iluminação de ruas com o lampião a gás.

Antes da chegada dos europeus ao Brasil, os povos indígenas utilizavam apenas a luz do fogo e o brilho da lua para se orientarem durante à noite. A partir do Velho Mundo, outros métodos de iluminação foram introduzidos no Brasil, como a lamparina, que utilizava óleos animais e vegetais, o óleo de coco e de mamona.

Nova York

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

A invenção da lâmpada
Segundo a história, foram mais de 1000 tentativas até chegar em um resultado de sucesso, e foi a partir daí que Thomas inspirou diversas pessoas a persistirem em seus objetivos, já que para ele as tentativas não haviam sido falhas e sim descobertas de fazer uma lâmpada de mil maneiras diferentes.

A invenção da lâmpada revolucionou não só toda a indústria, possibilitando a criação de muitos outros dispositivos e máquinas, já que continha eletricidade, como melhorou a qualidade de vida das pessoas. Quando a produção em escala dela começou, as pessoas podiam desfrutar de sua luz.

Para a surpresa da equipe, a maioria dos jovens apontou Thomas Edison como o maior inventor. O americano foi o responsável pela criação de uma série de invenções, como o fonógrafo – primeiro aparelho capaz de reproduzir som - e o cinetógrafo – que pode ser considerado o pai das câmeras filmadoras.