Qual foi a primeira cidade do mundo a receber energia elétrica?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

Rio de Janeiro

A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter luz elétrica nas ruas, em virtude da presença de uma usina termoelétrica, desde 1883.

Quando surgiu a energia elétrica no Brasil? A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada. Na ocasião, D. Pedro II concedeu a Thomas Edison a permissão de implementar seus equipamentos no país para fins de iluminação pública.

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos ...

Quem descobriu a energia elétrica? No século 18, o físico americano Benjamin Franklin observou o céu em noites de tempestades e descobriu que os raios eram descargas elétricas que vinham das nuvens. Muito antes dele, o grego Tales de Mileto tinha descoberto que ao esfregar âmbar na lã gerava eletricidade.

1879

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

em 1880

A energia elétrica surgiu no Brasil, em 1880, simultaneamente ao início de seu uso comercial no estrangeiro. A figura 2 apresenta os acontecimentos mais importantes desse período. O início da utilização da energia elétrica no Brasil foi limitado a alguns serviços públicos e à atividade fabril.

No ano de 1879, o então imperador Dom Pedro II autorizou que Thomas Edison chegasse ao Brasil trazendo suas invenções para utilização da energia elétrica na iluminação de rua.

A descarga atmosférica também conhecida como raio, foi um dos primeiros contatos do ser humanos com a eletricidade. Estes primeiros contatos dos homens com as descargas atmosféricas foi ainda na pré-história, quando um raio cortou o céu de forma instantânea e iniciou um incêndio em uma floresta.

Já a primeira hidrelétrica considerada como a mais relevante do país, Marmelos, foi erguida em 1889, no rio Paraibuna, em Juiz de Fora (MG), com capacidade instalada de 250 kW. Nos primeiros anos do século XX, o Brasil era um país predominantemente rural.

pilha voltaica

A pioneira disso tudo foi criada pelo Volta. A pilha voltaica era literalmente placas de cobre e zinco empilhadas, separadas por tecidos molhados com ácido. Foi a primeira vez que uma carga elétrica constante foi produzida.

  • William Greener
  • Schuyler Wheeler
  • Wilhelm Emil Fein

Em 1809, Humphry Davy, importante químico britânico da Royal Society, cria um arco luminoso a partir de uma tira fina de carbono colocada entre os dois polos de uma bateria. Esse experimento daria origem à famosa lâmpada de Davy e seria o princípio fundamental por trás das lâmpadas elétricas.