Qual a primeira cidade que teve luz elétrica no Brasil?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Campos dos Goytacazes, a pioneira da energia elétrica na América Latina.

Campos dos Goytacazes

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica. Aliás, foi a primeira cidade a inaugurar a iluminação pública em toda a América latina.

1879

Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D. Pedro II, quando foram instaladas 6 lâmpadas a arco voltaico “velas Jablochkoff”, alimentadas por dois dínamos “Gramme”.

Você sabia que o primeiro sistema de distribuição de eletricidade entrou em funcionamento em 1882? No ano de 1882, o sistema de distribuição de eletricidade desenvolvido por Thomas Edison iluminou a estação Pearl Street, a primeira central elétrica da cidade de Nova York, nos Estados Unidos da América.

No ano de 1905, são instaladas as primeiras lâmpadas elétricas da cidade, na rua Barão de Itapetininga, contratadas da The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda. Dois anos depois, são iluminadas as ruas do triângulo formado pelas Ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento, com 50 lâmpadas de arco fechado.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, a cidade luz, é a capital da minha querida Patria (...) Se o espetáculo de luz à época da Exposição deu-se aos pés do Pão de Açúcar, iluminando-o, assim como toda a baía, a partir da construção do Caminho Aéreo passou a ser aquele que se oferecia da cidade iluminada vista do seu cimo.

São Vicente

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter luz elétrica nas ruas, em virtude da presença de uma usina termoelétrica, desde 1883.

Esse verdadeiro trabalho em equipe culminou na resolução de uma série de problemas e novas descobertas. Até que em 21 de outubro de 1879, uma lâmpada composta por um filamento de algodão carbonizado dentro de um bulbo a vácuo brilhou por 45 horas seguidas, sob o olhar atento de Thomas Edison.

Em 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica.

O primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil foi a Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro. A curiosidade fica por conta da primeira fonte de energia usada: a eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomóveis, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

Thomas Edison

No ano de 1879, o então imperador Dom Pedro II autorizou que Thomas Edison chegasse ao Brasil trazendo suas invenções para utilização da energia elétrica na iluminação de rua.

No Brasil, a primeira usina hidrelétrica en- trou em operação em 1883. Ela foi construída no ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinho- nha, na cidade de Diamantina (MG).

Nova York

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.