O que era usado para iluminar as casas de antigamente?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

A iluminação interna era realizada por velas, lampiões, lamparinas, candeeiros à base de óleo de peixe, baleia, de origem vegetal e, posteriormente, a querosene, importante combustível utilizado na iluminação produzido a partir da descoberta do petróleo nos Estados Unidos em 1859. (...)

Antes da chegada dos europeus ao Brasil, os povos indígenas utilizavam apenas a luz do fogo e o brilho da lua para se orientarem durante à noite. A partir do Velho Mundo, outros métodos de iluminação foram introduzidos no Brasil, como a lamparina, que utilizava óleos animais e vegetais, o óleo de coco e de mamona.

Até o século XVIII, não existia iluminação pública – nos momentos de festas e comemorações, a população iluminava as fachadas das casas com as velas feitas de sebo e gordura. No século XIX, algumas cidades brasileiras passaram a ser iluminadas com lâmpadas de óleo de baleia.

Antes da lâmpada elétrica, a luz usada nas casas e ruas das cidades era à base de querosene, gás ou óleo incandescente. Essas substâncias podiam causar intoxicações e incêndios, além de não fornecerem uma iluminação eficiente.

Era um recipiente onde colocavam óleo de baleia e um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava a chama. Logo após, veio o lampião. A chama, protegida por um tubo de vidro, era produzida do mesmo jeito que a lamparina.

DURANTE MUITOS ANOS, A ÚNICA FONTE DE ILUMINAÇÃO QUE AS PESSOAS TINHAM ERA O SOL. DEPOIS DE ALGUM TEMPO, APRENDERAM A USAR A LUZ PROVENIENTE DO FOGO. ESSE É O PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO DE VELAS E DE LAMPIÕES. A VELA É UM INVENTO MUITO ANTIGO, E AINDA O UTILIZAMOS QUANDO HÁ AUSÊNCIA DE LUZ ELÉTRICA.

A lâmpada incandescente é a mais antiga dos tipos de lâmpadas. Esse é o modelo mais tradicional que conhecemos: luz amarela e pouca iluminação. Mas, quando surgiu, o modelo foi visto como uma das maiores invenções da história da humanidade. As lâmpadas incandescentes possuem luz amarela e baixa eficiência energética.

As primeiras fontes construídas para iluminar foram as tochas primitivas, já que o fogo foi um dos primeiros recursos que o ser humano aprendeu a manusear. As civilizações antigas, como os fenícios e egípcios, aperfeiçoaram o artefato com o tempo.

A idade média
A luz solar novamente foi a principal iluminação. - Outras representações, como comédias satíricas, apresentações circences, que eram executadas em tavernas e castelos, eram iluminadas com tochas e archotes.