Qual foi o maior dos quilombos?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Quilombo dos Palmares

Quilombo dos Palmares é como ficou conhecido o maior quilombo que existiu na história da colonização do Brasil pelos portugueses. Foi também o maior quilombo de toda a América Latina e, no seu auge, concentrou a população de cerca de 20 mil pessoas.

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo da história do Brasil e ao longo do século XVII chegou a reunir cerca de 20 mil habitantes na Serra da Barriga.

Considerado o maior líder negro da história do Brasil, Zumbi (1655-1695) foi o último comandante do Quilombo de Palmares (1597-1694), o maior e mais duradouro quilombo da época colonial.

Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses, no século XVII.

Outros quilombos que se destacaram foram: o Quilombo do Campo Grande, que foi uma espécie de confederação de quilombos, do qual fazia parte o Quilombo do Ambrósio, ambos na região da Capitania de Minas Gerais; a Comunidade Quilombola do Caxambu, também em Minas Gerais; o Quilombo Ivaporunduva, em São Paulo; o Quilombo ...

Quilombo dos Palmares

O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo existente no Brasil durante o período colonial e chegou a possuir até 20 mil habitantes. Foi destruído pelos portugueses, em 1694. O Quilombo dos Palmares foi o maior quilombo que existiu na América Latina.

Quilombo dos Palmares

Resumo sobre quilombos
O primeiro quilombo de que se tem registro foi formado na Bahia em 1575. O maior quilombo da história do Brasil foi o Quilombo dos Palmares.

Em Nossa Senhora do Livramento, além do Quilombo de Mata Cavalo, há outras seis Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) certificadas pela Fundação Cultural Palmares.

Levantamento da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, mapeou 3.524 dessas comunidades. De acordo com outras fontes, o número total de comunidades remanescentes de quilombos pode chegar a cinco mil.

Das 5.972 localidades, 404 são territórios oficialmente reconhecidos, 2.308 são denominados agrupamentos quilombolas e 3.260 são identificados como outras localidades quilombolas. Entre os agrupamentos, 709 estão localizados dentro dos territórios quilombolas oficialmente delimitados e 1.599 estão fora dessas terras.