Qual foi a primeira cidade a ter iluminação pública?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Rio de Janeiro

A cidade de Campos, no Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter luz elétrica nas ruas, em virtude da presença de uma usina termoelétrica, desde 1883.

Campos dos Goytacazes

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica. Aliás, foi a primeira cidade a inaugurar a iluminação pública em toda a América latina.

Se Nova York foi a primeira cidade do mundo a ter iluminação pública, em 1882, alimentada por uma termelétrica, já no ano seguinte o então distrito de Campos, no Rio de Janeiro, foi o primeiro do país a desfrutar do mesmo serviço, com uma máquina a vapor.

A primeira instalação permanente de iluminação, com lâmpada elétrica, ocorreu na Central do Brasil, na capital fluminense, em 1879. Nessa época, o então imperador Dom Pedro II começou a experimentar as invenções com energia elétrica do norte-americano Thomas Edison, conhecido como o pai da lâmpada.

Em 1873, já havia 700 lampiões a gás na cidade, que se multiplicaram e caracterizaram a iluminação pública. Eles permaneceram até 1936, quando os últimos lampiões foram definitivamente apagados. Em 1879, registra-se a primeira utilização da luz elétrica no Brasil, na estação Rio da estrada de Ferro D.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, a cidade luz, é a capital da minha querida Patria (...) Se o espetáculo de luz à época da Exposição deu-se aos pés do Pão de Açúcar, iluminando-o, assim como toda a baía, a partir da construção do Caminho Aéreo passou a ser aquele que se oferecia da cidade iluminada vista do seu cimo.

Iluminação.

São Vicente

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Já em 1883, D. Pedro II inaugurou em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, o primeiro serviço público de iluminação pública do Brasil e da América do Sul.

A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada. Na ocasião, D. Pedro II concedeu a Thomas Edison a permissão de implementar seus equipamentos no país para fins de iluminação pública.

No ano de 1879, o então imperador Dom Pedro II autorizou que Thomas Edison chegasse ao Brasil trazendo suas invenções para utilização da energia elétrica na iluminação de rua.

No ano de 1905, são instaladas as primeiras lâmpadas elétricas da cidade, na rua Barão de Itapetininga, contratadas da The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda. Dois anos depois, são iluminadas as ruas do triângulo formado pelas Ruas Direita, 15 de Novembro e São Bento, com 50 lâmpadas de arco fechado.

As ruas da cidade eram repletas de luminárias mantidas com óleos vegetais e de animais, que eram acesas diariamente. Já a luz elétrica veio em 1883, depois que Thomas Edison apresentou ao mundo a lâmpada incandescente em 1879.