Qual foi a evolução da lâmpada?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Após a lâmpada incandescente, que surgiu em grande escala a partir de 1892, apenas em 1938, tivemos o aparecimento da lâmpada fluorescente, criada por Nikola Tesla. Esta última, era mais complexa, já que envolvia uma mistura de gases, eletrodos e um tubo de vidro transparente.

A história da iluminação artificial se iniciou na Pré História, quando o homem começou dominar o fogo. Nesses momentos iniciais, o propósito não era apenas iluminar locais escuros, mas também para se proteger de temperaturas baixas e de animais selvagens.

A invenção da lâmpada foi o gatilho para grandes avanços da industrialização, medicina, indústria cinematográfica e outros campos do conhecimento. Hoje, a eletricidade está em praticamente tudo ao nosso redor.

A primeira lâmpada que deu certo funcionou no dia 21 de outubro de 1879 e se manteve acesa por 45 horas. Ela foi feita com um filamento de carvão dentro de um bulbo de vidro de alto vácuo para favorecer a combustão, pois é a eletricidade à qual a lâmpada é submetida que produz a luz.

  • Thomas Edison
  • Joseph Wilson Swan
  • James Bowman Lindsay
  • Alessandro Cruto
  • Alexander Lodiguin
  • Hiram Maxim

No início era a lua que iluminava as ruas escuras das cidades. Depois, antes do surgimento da iluminação pública, das lâmpadas elétricas e da tecnologia LED, foram as tochas, fogueiras e velas de sebo e gordura de baleia as responsáveis pela iluminação das ruas dos atuais centros urbanos brasileiros.

Antes da lâmpada elétrica, a luz usada nas casas e ruas das cidades era à base de querosene, gás ou óleo incandescente. Essas substâncias podiam causar intoxicações e incêndios, além de não fornecerem uma iluminação eficiente.

Dizem que é a mais antiga do mundo, a lâmpada ligada pela primeira vez em 1901 no quartel de bombeiros de Livermore, na Califórnia, EUA, e pode ser vista em direto, via internet.

Ao promoverem a iluminação, as lâmpadas tornam-se essenciais na composição de qualquer ambiente fechado. Afinal, além da sua função de iluminar, estas também podem estimular ações e sensações de bem-estar.

A lâmpada é uma fonte de energia luminosa inventada pelo homem, seu uso é muito comum. Contudo, antes da criação desse dispositivo elétrico, o homem se utilizava de outros meios para obter a iluminação que precisava como, por exemplo, a queima de lenha, a vela e a lamparina, por exemplo.