É verdade que o limão endurece a carne?

Perguntado por: acastro5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Se o corte for mais duro – músculo e coxão duro – o ideal é cozinhar com molho. Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água.

Conforme Garcez, o suco de limão, por conter ácido cítrico, se usado para temperar a carne e ficar em contato por tempo necessário, deixará a carne mais macia, por conseguir desfazer algumas ligações proteicas.

“Na verdade, o limão, quando usado no tempero, amacia a carne, mas se marinar por muito tempo, pode deixar a carne dura. Isso porque a acidez faz a carne perder água e desidratar”, diz.

Quando os animais se movem e se exercitam, isso tensiona os músculos, o que leva a cortes de carne mais duros. Para obter um resultado macio, mais saboroso, suculento e menos mastigável, precisamos quebrar essas fibras musculares.

Limão e vinagre
Em uma tigela grande, misture 2 colheres (sopa) de azeite com suco de ½ limão e ½ xícara (chá) de vinagre. Tempere como desejar e coloque a carne (proporção para 1 kg). Deixe a peça marinando no líquido por 10 minutos fora de geladeira e, em seguida, utilize a proteína normalmente na receita.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

Prejuízos ao deixar a carne de molho
Isso porque o ácido influencia na textura das fibras e gera a evaporação da água presente nos cortes. Além disso, seus sabores são fortes e podem influenciar diretamente no gosto que a carne terá após o preparo, independente do corte acabar sendo cozido, frito ou assado.

"O limão pode ser consumido misturado em água – no qual a pessoa vai ingerindo durante o dia – em sucos, como limonada, e temperos de saladas. Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Então, é melhor ficar atento a dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais", finaliza o Dr. Cerqueira.