É verdade que água com gás amolece a carne?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 4 votos

No fundo, seja qual for o corte – patinho, contrafilé, alcatra ou maminha – bom mesmo é comer aquela carne bem tenra, quase desmanchando na boca, certo? Para isso, um bom truque, muito utilizado pelos nossos hermanos argentinos, é fazer uso da água com gás para marinar a carne.

Basicamente, a água com gás amacia carne devido ao dióxido de carbono presente nela. Essa substância, quando entra em contato com a carne, forma o ácido carbônico, agindo assim como um amaciante natural. Além disso, a efervescência dessa água, faz com que as pequenas bolhas se acumulem entre as fibras da proteína.

Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos. Além de amaciar a carne, a marinada deixa o seu preparo ainda mais saboroso.

Como amaciar carnes para churrasco?

  1. Dica Valiosa! Marinar a carne é sempre uma maneira eficaz de amaciá-la.
  2. Azeite e vinagre. Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. ...
  3. Bicarbonato de sódio. Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. ...
  4. Cerveja.

Quando se trata de amaciantes a melhor opção, é sem dúvida, os naturais como o leite do mamão que possui uma enzima chamada Papaína ou o abacaxi que possui uma enzima chamada bromelina capaz de conferir maciez a carne.

A água com gás não transfere sabor, deixando a carne com seu gosto original (acrescido dos temperos que depois serão usados).

A água pode reduzir a maciez da carne e assim, ela também perde a suculência e também a textura natural. São fatores que podem interferir no sabor também.

O vinagre traz a acidez que o frango precisa ter, deixa a carne mais macia e realça o sabor. Além disso, o líquido irá dissolver o sal, fazendo o tempero se espalhar melhor, e também irá ajudar a 'pururucar' a pele do frango, deixando-a bem crocante.”

Para o chef André Batista, por outro lado, o leite é usado por alguns cozinheiros para amaciar e deixar o frango mais suculento. Já na carne, o efeito pode ser o mesmo, ou seja, deixá-la mais fofinha. “Caso o ácido láctico seja ativado em pouco tempo, ele vai deixar a carne mais macia mesmo.

Ele consiste em deixar alimentos, principalmente as carnes, de molho em uma mistura de temperos. Antigamente era feito principalmente como um método de conservação do alimento; mas hoje tem diversas finalidades, como alterar a textura e, principalmente, acentuar o sabor dos alimentos.

Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).