Pode comer o caule do brócolis?

Perguntado por: usalgado4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Fibras: 100 gramas de talo têm 0,59 g enquanto a mesma quantidade da folha possui 0,5 g do nutriente. O talo de brócolis contém vitamina C e A e é utilizado para enriquecer preparações ou em recheios.

Todas as partes do brócolis são comestíveis, incluindo as folhas, as flores e os talos, que podem ser preparados na forma cozida ou ao vapor, além de também poder ser utilizado cru, no preparo de saladas e sucos naturais.

cabeça

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

Nos talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contém grandes quantidades de fibras, ferro, vitamina C e Cálcio. Eles podem ser aproveitados em diversas receitas como patês, refogados, recheios, sopas e até no feijão, as possibilidades são infinitas e cada vez mais exploradas.

Os benefícios nutricionais oferecidos pelos talos agregam sabor e textura à comida, e se higienizados e conservados adequadamente, podem ser utilizados em diversas receitas.

Após ser utilizada, muitas pessoas apenas jogam fora o talo da salsinha. Porém, ele tem poder nutricional e pode ser usada em diversos alimentos! Em seu canal do YouTube pensandoaocontrário, Camila Victoriano trouxe dicas de receitas que podem ser feitas com o talo, além dos benefícios que ele tem para a saúde.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

O primeiro sinal que ajudará você a saber se os brócolis estão estragados refere-se à cor do vegetal. A cor normal dos brócolis é verde; se vir que as flores se converteram em um tom mais amarelado é porque a verdura se estragou. Quando os brócolis estiverem bons e aptos para serem consumidos, a sua cor é verde escura.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

Para a especialista, os dois alimentos são ótimos para quem deseja emagrecer, já que carregam poucas calorias. Além disso, têm fibras, substâncias que contribuem para a saciedade e a manutenção da glicemia – quesito em que os brócolis levam vantagem.

As inflorescências do brócolis ramoso e as do brócolis de cabeça apresentam coloração que varia do verde ao azulado quando as flores ainda não se abriram, sendo essa a característica mais marcante da espécie. As inflorescências e hastes grossas constituem a parte comestível da planta.

O brócolis, por exemplo, contém 11.1 gramas de proteínas para cada 100 calorias, enquanto a carne de vaca possui 8.0 gramas de proteínas para cada 100 calorias.

Muito saboroso e extremamente saudável, o brócolis é um dos ingredientes mais versáteis na cozinha. Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista Renata Guirau.

“Talos e folhas de verduras de horta servem para alimentar as galinhas, daí o nome do prato”, explica.

Eles podem ser congelados: é só picar e colocar em sacos plásticos com fechamento hermético.