Como não errar no tempero?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Afinal, como usar temperos e condimentos sem errar?

  1. Use temperos e condimentos de boa qualidade.
  2. Observe a validade dos produtos.
  3. Saiba como usar temperos e conservá-los por mais tempo.
  4. Atente-se à harmonização de temperos e pratos.

Equilibre os sabores: o sal é importante para equilibrar os sabores de um prato, mas é importante não exagerar na quantidade. Adicione o sal aos poucos, provando o prato à medida que vai adicionando, para garantir que o sabor não fique muito salgado.

Confira abaixo as etapas básicas para garantir o sucesso gosto da sua refeição:

  1. Escolher alimentos de qualidade.
  2. Respeitar os tempos de confecção.
  3. Utilizar temperos para dar mais sabor.
  4. Construa camadas de sabores.
  5. Utilize diferentes tipos de caldos.
  6. Experimente diferentes temperos frescos.

As ervas aromáticas são mais saborosas e cheirosas quando estão frescas, mas hoje em dia, usamos mais as ervas secas ou congeladas e as especiarias. As especiarias são diferentes das ervas frescas que conhecemos, são ingredientes que vieram do Oriente no século XV, durante as grandes navegações.

Limão. Além de ser um tempero, o limão também pode ajudar a ajustar o sal da comida, basta adicionar algumas gotinhas durante o cozimento.

Ao provar a carne, é importante que o sal não se destaque além do sabor que o próprio corte já tem. “Também varia conforme o gosto pessoal, mas uma sugestão é utilizar 5 gramas de sal para 1 quilo de carne. Essa medida é equivalente a uma colher de chá de sal.

O alecrim é um dos temperos naturais mais utilizado na culinária, além do seu cheiro marcante, ele funciona muito bem com carnes e frangos assados e em marinadas com carne de caça. Dica consul: utilize o alecrim e sal grosso para dar uma turbinada na sua batata frita.

Quais são os temperos mais usados no Brasil? Os temperos mais usados na cozinha são: cúrcuma, cravo, orégano, pimenta-do-reino, alho, noz-moscada, manjericão, alecrim, louro e páprica.

Onde mora o perigo
Isso porque, além do excesso de sódio, eles são carregados com outras substâncias químicas prejudiciais, como glutamato monossódico, para realçar o sabor, espessantes ou estabilizantes, acidulantes, aromatizantes e conservantes artificiais, gordura, e até açúcar.

O gosto da comida é o produto da detecção, na boca, por células especializadas chamadas de 'receptores', situadas nas papilas gustativas, de cinco tipos distintos de moléculas: doce, salgado, ácido, amargo e umami.

Sal, alho, cebola e pimenta costumam ser os temperos-curinga quando o assunto é carne. No entanto, dá para ir além. Existem vários outros temperos que combinam com carnes bovinas, suínas, de frango ou carneiro. São temperos que acentuam seu sabor.

Como dissemos, a capacidade de sentir o sabor dos alimentos está intimamente ligada ao olfato e, por isso, infecções e problemas no nariz e no sistema respiratório podem modificar a sensação de gosto. A regressão da doença (por meio de tratamento) faz com que o paladar seja normalizado dentro de alguns dias.

Salgar antes da hora
Durante o seu preparo, água e uma folha de louro podem ser o suficiente. Deixe para adicionar o sal e demais temperos no final do seu preparo.