O que é mortadela gíria?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mortadela é um termo depreciativo brasileiro, usado para descrever os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT) e adeptos da esquerda política em geral.

Pode significar outrossim, a alguém conhecido por ostentar um padrão de vida de custo elevado e que demonstre posturas políticas conservadoras. Aponta-se também como coxinha, aquele que se opõe com veemência a ideias político-econômicas consideradas de esquerda. Sua contraparte é o termo mortadela.

Acredita-se que as origens da mortadela remontam ao Império Romano. O nome é derivado da palavra latina para “murta, murtatum”. A mortadela foi mencionada pela primeira vez em um documento de 1288 e tornou-se cada vez mais popular na Itália durante o período da Renascença.

A forma correta de escrita da palavra é mortadela. A palavra mortandela está errada, não se encontra dicionarizada, nem reconhecida no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.

Outro significado tem origem nos pobres "almoços" dos policiais nos anos de 1980, que recebiam vales-refeição tão desvalorizados que acabaram apelidados de "vale-coxinha".

Letras de rap dos anos 90 atestam que "coxinha" já então era uma forma pejorativa de se referir a policiais militares. Possivelmente porque eles têm a fama de estar sempre parando em padarias para comer coxinhas.

Este termo originou-se devido a uma teoria da conspiração de extrema-direita que sustenta que pão com mortadela, lanche comum entre as classes populares no país, era distribuído aos militantes do PT quando participavam dos movimentos organizados pelo partido.

carne de porco

Voltando para os dias atuais, as receitas de mortadela são diversas. A original contém carne de porco de boa qualidade, sal, pimenta-do-reino inteira, pistaches e pequenos cubos de gordura de porco, que vêm da papada do animal.

carne de porco

De que animal vem as salsichas do Brasil
As salsichas são basicamente feitas de carne de porco e bovinas, em processo de moer e triturar, misturadas com temperos e outros ingredientes.

1. 2. CULINÁRIA designação extensiva a outros enchidos semelhantes, feitos com carnes distintas ou com uma mistura de carnes e, por vezes, diferentes ingredientes embutidos (azeitonas, pimentos, etc.)

É até difícil pronunciar a palavra muito como deve ser, a menos que estejamos com o nariz entupido ou tapado. Mas curiosamente, "mor-tan-de-la" custa mais a dizer do que "mor-ta-de-la"...

Carne Mecanicamente Separada De Ave, Gordura Suína, Pele Suína, Amido, Água, Proteína De Soja, Sal, Miúdos Suínos (Pode Conter Fígado, Língua, Rim E/Ou Coração), Carne Suína, Açúcar, Soro De Leite, Ovo, Pele De Ave, Alho, Aromatizantes: Aroma Natural De Fumaça, Aromas Naturais (Com Pimenta) E Aromas Idêntico Ao Natural ...

Billy é um policial padrão , ostensivo e tals.

Com propostas de reflexão e debates sobre segurança pública, com especificidades por regiões e culturas, Papa Mike - que remete ao alfabeto policial, onde P é Papa e M é Mike, formando a sigla PM – trata de questões-chave na sociedade brasileira, na ótica de um de seus protagonistas: o policial militar.

Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas.

A origem da palavra, segundo o dicionário Oxford, é a abreviação de “copper”, que já era usado pra designar policiais no século XIX. A provável origem é o verbo latino capere, que originou o francês “caper”, que por sua vez significa perseguir.