Como tirar o agrotóxico do brócolis?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Segundo a Embrapa, o ideal é que os vegetais fiquem de molho durante 30 minutos em uma solução composta por uma colher de chá de bicarbonato e um litro de água. Porém, os pesquisadores alertam que, depois, é necessário lavar bem os alimentos em água corrente a fim de eliminar completamente o bicarbonato.

Uma técnica muito comum garante uma preservação maior do alimento, destrói bactérias e pode retirar restos de produtos químicos, como agrotóxicos: deixar o produto de molho em água misturada com vinagre ou bicarbonato de sódio ou água sanitária.

O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca. Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles.

Para ter o mesmo resultado em casa, a dica é colocar 10 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água usado para imergir o alimento e deixá-lo descansar nessa solução por 15 minutos. Em seguida, é importante ainda lavar as comidas em água com vinagre, a fim de matar também os germes que podem conter.

O ideal seriam 250 ml de vinagre de álcool para um litro de água durante 15 minutos para uma higienização satisfatória — mas quanto maior a concentração, mais eficaz é a higienização.

O bicarbonato de sódio também pode ser utilizado. Você pode passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo. Ele não é tão eficiente para eliminar agrotóxicos, mas funciona na limpeza. Você deve passá-lo no alimento e depois enxaguá-lo.

A cada 1 litro de água limpa, acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e coloque as frutas e verduras em imersão por no máximo 10 minutos. Lave-as e depois volte a imergir por mais cinco minutos. Por fim, retire bem a solução com água limpa.

Não tem como tirar os agrotóxicos dos alimentos.
É impossível comprar uma fruta ou verdura no mercado e fazer algum processo em casa para tirar completamente os agrotóxicos. O alimento como um todo fica contaminado”, diz a nutricionista Ingrid Krichinak.

Para medir a quantidade de agrotóxico em alimentos, o sensor eletroquímico capta a presença do fungicida e o resultado pode ser acessado, em questão de minutos, por meio de um aplicativo de celular. “Nos testes que realizamos, o dispositivo teve sensibilidade semelhante à do método convencional.

No estudo, o alimento que mais se destacou pelo uso de agrotóxico foi o pimentão, com 82% das amostras indicando a presença de aditivos químicos. Logo em seguida ficaram a goiaba e a cenoura, com métricas de 42% e 40%, respectivamente, para a mesma avaliação.