É bom comer brócolis à noite?

Perguntado por: icamilo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Apesar disso, seu consumo à noite é desaconselhado, já que seus compostos de enxofre e fibra são um pouco mais difíceis de digerir. Estes aumentam a produção de gases no intestino e, durante a noite, podem causar mal-estar estomacal.

Fáceis de preparar e com opções muito saudáveis, além do baixo teor calórico, as sopas e caldos com legumes e verduras são extremamente nutritivas. Para a noite, são pratos leves e cheio de variedade. Você pode criar caldos com 2 ou 3 legumes, como abóbora cabotiá ou mandioquinha com cenoura, chuchu e couve.

Acrescente uma verdura para cozinhar junto, como espinafre, couve, repolho ou escarola. Vegetais em geral também são bem-vindos, como chuchu, brócolis, couve-flor e etc. As sementes podem dar um toque final, polvilhadas por cima ao servir.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

  • Café 1 de 6 Bebidas com altas concentrações de cafeína, como o café, são estimulantes do sistema nervoso central — Foto: Istock Getty Images. ...
  • Mate, chá preto ou chá verde. ...
  • Frituras. ...
  • Alimentos gordurosos. ...
  • Doces e bebidas açucaradas. ...
  • Bebidas alcóolicas.

Conheça agora 7 refeições leves e práticas para o jantar que podem ser usadas para montar um cardápio saboroso e nutritivo.

  1. Sanduíche natural. ...
  2. Mix de salada. ...
  3. Omelete. ...
  4. Lasanha saudável. ...
  5. Frango grelhado. ...
  6. Sopa. ...
  7. Salada de frutas.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Banana com aveia e mel
Isso porque a banana é uma fruta rica em Triptofano, um aminoácido muito importante para o nosso corpo, utilizado na biossíntese das proteínas, que auxilia a regular o sono.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.

O primeiro sinal que ajudará você a saber se os brócolis estão estragados refere-se à cor do vegetal. A cor normal dos brócolis é verde; se vir que as flores se converteram em um tom mais amarelado é porque a verdura se estragou. Quando os brócolis estiverem bons e aptos para serem consumidos, a sua cor é verde escura.

O brócolis é altamente recomendado para atletas e para pessoas que querem perder peso, já que é uma comida rica em fibras. De acordo com a USDA, 100 gramas de brócolis possuem apenas 34 kcal. O brócolis pode nos oferecer proteínas, minerais, ferro e é uma excelente fonte de vitaminas (vitamina K, vitamina C).

Quando se prioriza carboidratos complexos, ricos em fibras e nutrientes, como alimentos integrais, esses podem ser aliados da qualidade do sono. Isso ocorre porque a ingestão de carboidratos ajuda a diminuir o cortisol, o hormônio do estresse.

Alguns alimentos, como cerejas, aveia, milho, arroz integral e nozes, contêm naturalmente melatonina ou substâncias que auxiliam na sua produção. A melatonina ajuda a regular o ritmo circadiano e a promover uma sensação de sonolência, contribuindo para um sono mais profundo e reparador.

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

  • 2.1. Cafeína.
  • 2.2. Carne vermelha.
  • 2.3. Sobremesas açucaradas.
  • 2.4. Pimenta.
  • 2.5. Álcool.
  • 2.6. Alimentos ácidos.

Hoje em dia, diversos estudos demonstram que aderir ao jejum pode trazer benefícios para o organismo, tais como:

  • Otimização da função celular e de regeneração.
  • Controle da fome.
  • Melhora do foco e concentração.
  • Permite ao corpo utilizar o tecido adiposo como fonte principal de energia.