Quando não devo comer brócolis?

Perguntado por: rbernardes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

Por conter tiocianatos, o alimento não seria indicado para o consumo por quem já teve problemas na glândula. Mas nem só quem já sofreu com estas disfunções deve ficar atento. O consumo excessivo não é indicado para qualquer pessoa por dificultar a absorção do sódio, o que também pode prejudicar a glândula.

O brócolis é uma ótima fonte das vitaminas A, C, E e K, além de ter ferro, potássio, cálcio e fósforo na sua composição. As funções cognitivas e cerebrais são beneficiadas pela vitamina K, ácido fólico e magnésio, logo, o raciocínio melhora, assim como a concentração.

PARA TRATAR: como a gastrite é causada por bactérias no estômago, alimentos com propriedades antibacterianas são bons aliados. Entre eles, estão: o brócolis, rico em sulforafano (substância bactericida), e os iogurtes, leites fermentados, kefir e outros tipos de alimentos probióticos.

Alguns alimentos que ajudam a soltar o intestino, e por isso devem ser consumidos diariamente, são o brócolis, couve-flor, mamão, abóbora, ameixa e kiwi. Outra boa dica para quem sofre constantemente com o intestino preso é adicionar 1 colher de linhaça, gergelim ou semente de abóbora nas refeições.

Outro cuidado que devemos ter é que apesar de o brócolis ser benéfico e rico em fibras, o excesso do alimento pode causar desconfortos abdominais. Então, ofereça-o apenas uma ou duas vezes na semana.

É só jogar fora a água do molho e cozer o alimento.

O brócolis é altamente recomendado para atletas e para pessoas que querem perder peso, já que é uma comida rica em fibras. De acordo com a USDA, 100 gramas de brócolis possuem apenas 34 kcal. O brócolis pode nos oferecer proteínas, minerais, ferro e é uma excelente fonte de vitaminas (vitamina K, vitamina C).

A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água. O brócolis é um excelente complemento para o macarrão alho e óleo.

Dietas ricas em ingestão de vegetais como brócolis podem reduzir o risco de câncer em muitos tecidos, incluindo pulmão, bexiga e próstata.

Alimentos bons para o refluxo
Você pode incluir brócolis, abóbora, vagem, folhas verdes, batatas, couve e couve-flor, entre outros ingredientes nas suas receitas.

Existem estratégias para modular a inflamação, uma boa alimentação é uma aposta recomendada ao tratamento. A dica é inserir no cardápio alimentos que ajudam a restaurar a mucosa gástrica. "Couve, brócolis, beterraba e lentilha, que são ricos em B9.

Elas podem ajudar a "curar" as lesões estomacais. Estudos já mostraram que brócolis tem indol-3-carbinol, uma substância que agride a bactéria H. Pylori (responsável por grande parte das dores de estômago). Nesses trabalhos, o nutriente foi capaz de "agredir" e diminuir a população da bactéria no estômago.