Quem tem problema de gastrite pode comer brócolis?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

PARA TRATAR: como a gastrite é causada por bactérias no estômago, alimentos com propriedades antibacterianas são bons aliados. Entre eles, estão: o brócolis, rico em sulforafano (substância bactericida), e os iogurtes, leites fermentados, kefir e outros tipos de alimentos probióticos.

Legumes e hortaliças
Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. Boas opções são: brócolis, aspargo, couve, couve-flor, batata e pepino, por exemplo.

Melhores alimentos para quem tem gastrite
Alimentos como purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos, mingaus, sopas, feijão, banana, mamão, maçã, brócolis, couve, couve-flor, alface, cenoura, beterraba, aveia, arroz integral, alface, couve, etc., são fontes de fibras solúveis e insolúveis.

Os brotos do brócolis podem combater uma bactéria comum do estômago, que pode levar a gastrite e câncer gástrico. Uma pesquisa realizada no Japão e publicada na revista "Cancer Prevention Research" demonstra que a ingestão diária de brotos de brócolis melhora a gastrite.

Eles descobriram que o brócolis e o broto do vegetal têm uma substância química capaz de eliminar a bactéria H. pylori, causadora da úlcera e de alguns casos de câncer estomacal.

Alimentos ricos em fibras
Alimentos como purês, batata, mandioquinha, suflês, vegetais cozidos, mingaus, sopas, feijão, banana, mamão, maçã, brócolis, couve, couve-flor, alface, cenoura, beterraba, aveia, arroz integral, alface, couve, etc., são fontes de fibras solúveis e insolúveis.

De acordo com Paula Hertel, temperos naturais como cúrcuma e alecrim podem ajudar a reduzir a gastrite. "Além disso, os vegetais como couve e repolho e fitoterápicos como aloe vera e espinheira-santa podem ajudar a evitar úlceras", explica.

Sendo assim, os melhores alimentos para quem tem gastrite são frutas, legumes, verduras, feijões, cereais, ovos, carnes magras grelhadas, iogurte, queijos magros, purês, sopas, e, com moderação, azeite e castanhas, além de mastigar bem esses alimentos e procurar se alimentar em um lugar tranquilo.

Ingestão de bebidas alcoólicas. Tabaco. Alergias alimentares. Estresse metabólico (grandes queimaduras, traumas).

não tem problema algum consumir arroz e feijão com o diagnóstico de gastrite. Evitar alimentos condimentados, pimenta, café, chocolate, fritura, molho de tomate e alimentos carminativos.

O brócolis de coloração amarela já está mais velho e certamente não terá um gosto bom se cozido. Portanto, se vir coloração amarela no brócolis, melhor descartar. Já se o brócolis apresentar manchas pretas, significa que já está contaminado por bactérias, então, é bom você também descartá-lo.