É possível ter SOP é endometriose?

Perguntado por: anovaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Alguns estudos sugerem que a endometriose e a SOP podem estar associadas, uma vez que ambas são distúrbios hormonais envolvendo os ovários, além de estarem relacionadas à infertilidade. Contudo, não há evidências científicas suficientes para conectar ambas as condições.

Tem relação com endometriose? Ainda não se sabe se há, realmente, a ligação de mulheres com ovário policístico desenvolverem endometriose (ou terem mais riscos) e vice-versa, mas, sabe-se que pode sim existir esta relação mais fortemente em mulheres que já possuem uma das duas doenças, ressalta dra. Mayna.

De acordo com o ginecologista, a grande diferença entre a endometriose e SOP está no tratamento, já que eles ocorrem de maneira completamente diferente: Endometriose: o tratamento correto depende dos sintomas e do estágio da doença. Tratamentos hormonais, como controle de natalidade, são para mulheres com dor moderada.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido – que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

Os cistos ovarianos e a síndrome dos ovários policísticos (SOP) são quadros comumente confundidos. Entretanto, as duas condições apresentam características extremamente diversas e são causadas por fatores distintos.

A endometriose no ovário é caracterizada pela formação de um cisto no ovário, chamado endometrioma. O endometrioma apresenta sangre em seu interior, proveniente das lesões de endometriose para dentro do ovário. Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de células do endométrio fora do útero.

O endometrioma ovariano é um cisto que se desenvolve em um ou nos dois ovários e contém uma substância de aspecto achocolatado e, na grande maioria dos casos, está aderido ao peritônio e/ou parede posterior do útero.

Uma das principais características desse quadro são os ciclos menstruais irregulares. Ou seja, a pessoa com SOP costuma relatar menstruação atrasada ou mesmo mais de uma vez em um único mês.

Síndrome dos ovários policísticos
Essa síndrome é um distúrbio endócrino que causa uma produção excessiva de hormônios masculinos. Além das cólicas intensas, também provoca irregularidade no ciclo menstrual.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

A endometriose é uma doença bastante comum que atinge cerca de 15% das mulheres brasileiras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ela é tratável, mas não tem cura. Isso significa que, em muitos casos, o tratamento precisa ser realizado por toda a vida.

Dependendo da localização do cisto, ele pode comprimir alguns nervos e provocar essas dores. Isto é mais comum nos cistos de origem tumoral ou de endometriose. As paciente com SOP raramente tem dores fortes.

Como o próprio nome já indica, a Síndrome dos Ovários Policísticos apresenta múltiplos cistos no ovário, enquanto os cistos ovarianos, por si só, aparecem em pequeno número e são bem maiores.