Quem tem ansiedade tem muita serotonina?

Perguntado por: rgarcia5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

A serotonina ajuda a regular o humor e as emoções através de seu efeito sobre as células nervosas no cérebro. Baixos níveis de serotonina têm sido associados a sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva, irritabilidade, agitação, insônia e medo.

Age diretamente no humor e, com isso, ameniza estresse, ansiedade e depressão. Liberado, geralmente, com a prática de atividades físicas.

Lembrando que a baixa concentração de serotonina no organismo pode indicar que você está no nível crítico da ansiedade.

A síndrome da serotonina, ou síndrome serotoninérgica, é o excesso de serotonina no organismo, geralmente causada por medicamentos ou abuso de drogas estimulantes. Como resultado, a pessoa apresenta uma série de problemas que podem se tornar graves se não houver socorro médico.

Dessa forma, a serotonina alta em nosso sangue nos da sensações extremas de bem estar, nós sentimos capazes de qualquer coisa. É uma substância que da a sensação de poder, autovalorização e auto admiração. Por conta disso, ela é conhecida também como hormônio do prazer, pois eleva a nossa motivação e confiança.

Hormônios do Estresse (Adrenalina, Cortisol)
Os hormônios do estresse são liberados em situações ameaçadoras. Quando você passa por uma situação estressante, seu corpo responde liberando hormônios como adrenalina e cortisol para te ajudar a lidar com a ameaça e te preparar para a ação.

Cérebro. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

A liberação da serotonina acontece quando você se sente valorizado ou importante e logo após uma atividade que seja fonte de prazer – seja ter uma relação sexual, dar risada com os amigos ou comer seu prato preferido.

Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina são muito utilizados, pois inibem a recaptação da serotonina, mantendo-a na fenda e com isso aumentando sua atuação. Alguns medicamentos que provavelmente você já ouviu falar e que possuem essa propriedade são o escitalopram, a sertralina e a fluoxetina.

Como é feito o exame Serotonina? Para a realização do exame de serotonina, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

A falta de serotonina pode causar irritabilidade, mal humor, agressividade, pensamentos negativos, ataques de raiva ou de choro.

Uma forma de aumentar a produção de serotonina é por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Isso acontece, pois, ao pedalar, correr ou realizar outros tipos de exercício, uma maior quantidade de triptofano livre consegue chegar ao cérebro, o que, consequentemente, aumenta a produção de serotonina.

Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (20) na revista "Molecular Psychiatry" aponta que a depressão não está necessariamente ligada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor conhecido com um dos principais hormônios da felicidade.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral.

O que é serotonina, o “hormônio da felicidade”? Muitas vezes chamada de “hormônio da felicidade”, “do amor” ou “do prazer”, a serotonina é um neurotransmissor que desempenha papel fundamental na manutenção do equilíbrio do corpo (a chamada homeostase).

Diferença entre dopamina e serotonina
A serotonina é, assim como a dopamina, um neurotransmissor que está relacionado com sono, atenção, emoções e aprendizado. A serotonina, no entanto, é formada com base no triptofano, enquanto a dopamina é sintetizada com base na tirosina.