O que é morte por choque séptico?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Sepse e choque séptico são síndromes clínicas cada vez mais graves de disfunção orgânica com risco de morte causada por uma resposta desregulada a infecção. Um componente importante é a redução crítica na perfusão tecidual, o que pode levar a uma falência aguda de múltiplos órgãos, incluindo pulmões, rins e fígado.

Sem o tratamento adequado, pode haver parada cardíaca e falência múltipla dos órgãos levando à morte. A sepse pode afetar qualquer órgão, sendo comum em pacientes internados em hospitais.

Quais as causas do choque séptico? Geralmente, o choque séptico é causado por uma infecção bacteriana. Vírus e fungos também podem causar o choque séptico. As toxinas liberadas pelos agentes invasores podem causar danos graves aos tecidos e resultar em funções reduzidas dos órgãos e pressão arterial baixa.

Na forma mais grave, o choque séptico, alguns órgãos param de funcionar e a pessoa morre. No Brasil, metade dos pacientes que têm choque séptico sobrevive.

Staphylococcus aureus e Streptococcus pnemoniae e outras bacté- rias Gram-positivas são responsáveis pelos casos remanescentes. Nos pacientes imunossuprimidos, os fungos, bem como as bactérias, podem causar sepse(2).

A sepse pode matar em horas ou dias, depende da intensidade. Com a infecção, os vasos sanguíneos se dilatam, e o coração passa a bater mais rápido. Funciona por um tempo, mas, se não a infecção não for tratada, chega um momento em que o coração já não consegue suprir as necessidades do corpo e o paciente morre.

O que é a falência múltipla de órgãos? A falência múltipla de órgãos é uma condição em que dois ou mais órgãos têm suas funções comprometidas. Por isso, nessa situação, é necessário realizar intervenções médicas, para manter o equilíbrio do organismo.

Por que a sepse acontece
Toda vez que ocorre uma infecção —que pode ser uma simples gripe — o sistema de defesa de seu corpo entra em ação para combater a doença, provocando uma inflamação local. Você, então, pode ter uma febre, sentir-se cansado.

A melhor forma de prevenir a Sepse é evitar as infecções que podem dar origem a essa doença. Medidas simples como respeitar o calendário de vacinação das crianças, utilizar instalações sanitárias limpas, ingerir somente água potável e realizar partos em condições de higiene adequadas podem ajudar a prevenir a Sepse.

No primeiro momento, um exame rápido e fácil é a gasometria, que pode revelar hiperlactatemia (importante para diagnóstico de choque séptico), além de acidose, hipoxemia ou hipercapnia que são sinais de gravidade.