Qual a importância da saúde para a vida das pessoas?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

A saúde é considerada o equilíbrio existente dentro de uma pessoa, é a sua qualidade de vida, estar próximo das pessoas que você ama, é conseguir realizar os seus sonhos. Além disso, é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, tanto em sua vida pessoal quanto profissional.

Na medida em que a saúde tem sido reconhecida como completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença, o propósito almejado é que as pessoas possam ter uma vida com qualidade.

Saúde é qualidade de vida, é estar próximo de quem se ama, é poder realizar os sonhos. Saúde é também o estado de completo bem-estar físico, mental e social, seja na vida pessoal ou profissional. Saúde é a ausência de doença, é o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, é a falta de dor.

Os principais objetivos das estratégias de promoção da saúde são disseminar a qualidade de vida e diminuir a vulnerabilidade e os riscos à saúde que podem ser provocados por circunstâncias como: modo de vida, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

5 principais indicativos de que você é uma pessoa saudável

  1. Você segue uma alimentação equilibrada. ...
  2. Você pratica exercícios regularmente. ...
  3. Você cuida da sua saúde mental. ...
  4. Você se sente bem descansado ao acordar. ...
  5. Você faz acompanhamento médico e realiza exames de rotina.

De acordo com a OMS, o conceito de saúde não pode ser visto apenas como a ausência de doença ou enfermidade. Ele envolve um estado completo de bem-estar físico, mental e social.

Alimentação saudável, atividade física, sono adequado, gerenciamento de estresse, relacionamentos saudáveis, equilíbrio emocional e prevenção de doenças são algumas das práticas que podem ser adotadas para cuidar da saúde integral.

A educação em saúde é considerada um meio bastante importante para ampliação do conhecimento e práticas relacionadas aos comportamentos saudáveis dos indivíduos. Dessa forma, o estudo tem como objetivo caracterizar as produções científicas e descrever a atuação do enfermeiro nas práticas de educação em saúde na escola.

Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Existem muitos benefícios de se ensinar sobre saúde e qualidade de vida, principalmente por conta da conscientização que este tema gera e aborda em cada aluno, que compreenderá melhor sobre a necessidade de praticar exercícios, comer alimentos mais saudáveis que serão levados para toda a vida e passado aos filhos.

É fundamental compreender a priorização como uma importante estratégia de escolha de alternativas, de planejamento e de gestão em saúde. Priorizar é definir o que está em primeiro lugar em importância, urgência, necessidade. Prioridade é algo que justifica um tratamento especial.

Acompanhe conosco!

  • Invista em palestras de conscientização. ...
  • Crie um clima organizacional saudável. ...
  • Tenha um bom ambiente de trabalho. ...
  • Programe eventos coletivos sobre saúde. ...
  • Formalize parcerias com empresas de saúde.

Dessa forma, podemos resumir os principais pilares da saúde em: exercícios físicos, alimentação, sono e saúde mental. Você pode estar pensando que pelo menos um desses não está legal.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para uma pessoa ser saudável, não basta a ausência de doenças. A OMS aponta que, para se ter saúde, é preciso que haja o bem-estar completo: físico, mental e social. Esses três aspectos estão relacionados à qualidade de vida das pessoas.

A proteção à saúde implica o direito de cidadania e necessita da atuação dos Estados Nacionais na garantia do seu acesso, de forma universal, e a regulação daquilo que interfere na saúde da população, considerando que esta não é mercadoria ou mero objeto de lucro 1.