Quem produz a serotonina?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

A serotonina é produzida nas plaquetas sanguíneas, no cérebro e no sistema digestivo. O principal precursor dessa produção é o aminoácido essencial triptofano, presente em alimentos como banana, ovo, leite, queijo e chocolate amargo.

Para aumentar os níveis de serotonina, é preciso ter uma nutrição rica em triptofano e nutrientes, praticar exercícios físicos, e fazer uma boa ingesta hídrica para o equilíbrio da flora intestinal. Atividade sexual, tomar sol e receber afeto também estimulam a produção de serotonina.

Serotonina e Dopamina: uma dupla imbatível!
Produzida na região do tronco encefálico, a serotonina atua na regulagem do humor, do apetite, do sono, da libido e inclusive do ritmo cardíaco.

Uma forma de aumentar a produção de serotonina é por meio da prática de esportes e exercícios físicos. Isso acontece, pois, ao pedalar, correr ou realizar outros tipos de exercício, uma maior quantidade de triptofano livre consegue chegar ao cérebro, o que, consequentemente, aumenta a produção de serotonina.

Síntese de serotonina
Sua produção se dá principalmente pela manhã e na presença de luz solar, que, ao penetrar pela retina, estimula a liberação de serotonina. Como a maioria dos hormônios produzidos em nosso organismo, para que seja produzido, necessita de um substrato.

Alimentação inadequada. Uma alimentação inadequada, rica em açúcar e farinhas processadas, por exemplo, altera a flora intestinal e prejudica a digestão dos alimentos. Consequentemente, há menor absorção do triptofano, que é de extrema importância na síntese da serotonina.

Logo, seu desregulamento pode causar alterações de humor e de comportamentos. O diagnóstico da síndrome pode ser realizado através de seus sintomas, que incluem autoestima baixa, compulsão alimentar, fadiga, falta de atenção, irritabilidade, mau humor, baixa memória e insônia.

Triptofano e serotonina: como eles se ajudam e onde encontrar na alimentação? A serotonina é produzida a partir do aminoácido triptofano, encontrado em muitos alimentos à base de proteínas, incluindo carnes e laticínios, além de frutas e sementes.

Você sabia que a produção de vitamina D está diretamente ligada à produção de serotonina? Isso porque o cérebro utiliza um aminoácido chamado triptofano para produzir serotonina — e a vitamina D ajuda a aumentar os níveis de triptofano. Com isso, mais vitamina D significa mais serotonina.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral.

Como é feito o exame Serotonina? Para a realização do exame de serotonina, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

Diferença entre dopamina e serotonina
A serotonina é, assim como a dopamina, um neurotransmissor que está relacionado com sono, atenção, emoções e aprendizado. A serotonina, no entanto, é formada com base no triptofano, enquanto a dopamina é sintetizada com base na tirosina.