Como é a dor de quem tem policístico?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 8 votos

Muitas mulheres que têm ovário policístico relatam que sentem cólicas mais fortes do que o normal. Se você apresenta esse sintoma, é preciso ficar alerta e consultar um ginecologista.

O incômodo é muito semelhante às cólicas menstruais, tão comuns. Em alguns casos, a mulher ainda sente enjoos e percebe um leve sangramento. Quando esse tipo de dor acontece, a mulher pode utilizar um medicamento para a cólica. O analgésico costuma diminuir o incômodo até que o sintoma desapareça.

Principais características​

  • Menstruação desregulada com menos ciclos.
  • Ganho de peso.
  • Aparecimento de acne.
  • Pele oleosa.
  • Crescimento de pelos no rosto, nos seios e no abdome.
  • Queda de cabelo.
  • Dificuldade para engravidar.

Esta dor pode ser de leve a intensa e demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos.

Os analgésicos mais usados para alívio da dor são paracetamol e dipirona. Nos casos em que a inflamação é crônica ou muito grave, acometendo as tubas, é necessário administrar medicamentos por via venosa. Em casos ainda mais extremos, pode ser preciso realizar uma cirurgia para retirar os ovários.

Uma das queixas comuns entre pacientes com a síndrome, além das fortes cólicas e problemas de infertilidade, é o acúmulo de gordura na região abdominal, chamado popularmente de “barriga de SOP”.

A Síndrome dos ovários policísticos ou SOP, como é chamada, pode sim causar dores pois os ovários ficam aumentados podendo causar desconforto em algumas pacientes. De certo modo considera bom os ovários policísticos para realização da Fertilização In Vitro.

Sua presença é notada com maior facilidade pela mulher quando as lesões são maiores, fazendo com que os ovários aumentem de tamanho. Isso pode ocorrer em certos períodos do ciclo menstrual, fazendo a barriga inchar.

Sintomas da síndrome do ovário policístico: o que observar
Menstruação que tem fluxo intenso ou pouco fluxo. Pelos novos ou em excesso crescendo na face ou no corpo. Cabelo ralo na cabeça.

Como o próprio nome já indica, a Síndrome dos Ovários Policísticos apresenta múltiplos cistos no ovário, enquanto os cistos ovarianos, por si só, aparecem em pequeno número e são bem maiores.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.