Quanto tempo leva para engravidar Quem tem ovário policístico?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Mas, afinal, quem tem micropolicisto demora quanto tempo para engravidar? Quando se tem ovários micropolicísticos, a indicação médica é de que os casais tentem engravidar por 12 meses. Após este período, caso não consigam conceber, a recomendação é procurar um especialista para avaliar a fertilidade de ambos.

Segundo um estudo publicado no portal da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), da regional São Paulo, a doença pode causar infertilidade em até 40% das pacientes.

Para engravidar, o especialista pode prescrever medicamentos para induzir a ovulação. Durante cinco dias, dependendo de seu ciclo, a mulher recebe uma dose diária do indutor. A indução da ovulação com coito programado é a técnica de produção humana assistida mais recomendada neste caso.

A gravidez com Síndrome de Ovários Policísticos é considerada de mais riscos pois as pacientes já estão em um contexto de alterações hormonais e metabólicas. Nesse sentido, elas têm mais chance de aumentar a glicose, o colesterol e os triglicerídeos. Além disso, podem apresentar hipertensão e diabetes.

Nem todas as mulheres com esse diagnóstico terão dificuldade de engravidar naturalmente. Entretanto, ao notar ciclos irregulares, a mulher deve procurar atendimento médico para orientação. Em alguns casos a indução da ovulação será necessária.

Logo, quem tem ovário policístico tem sim maior chance de gerar gêmeos, mesmo que a questão gemelar esteja, na maior parte das vezes, ligada a questões hereditárias da mãe.

As mulheres com a síndrome do ovário policístico não costumam ovular; ou pelo menos, não regularmente. Esse grupo de mulheres tem menstruações irregulares ou infrequentes. Se você não estiver ovulando, o óvulo não será liberado do ovário para passar pela tuba uterina, ser fertilizado e implantado no útero.

Um medicamento lançado recentemente na Itália com o nome comercial de Inofolic melhora as desordens metabólicas e hormonais, regula o ciclo menstrual e, por isso, melhora também a fertilidade. Este medicamento é indicado principalmente a mulheres com a Síndrome dos Ovários Policísticos.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

No entanto, a mulher com SOP pode não ovular e assim não ter esse período fértil, pois não há liberação do óvulo – que é a célula reprodutiva feminina. Há casos de mulheres com SOP que ovulam, mas há uma alteração dessa data de ovulação, o que pode prejudicar a tentativa de engravidar.

A principal lembrança que as mulheres têm quando ouvem falar em ovários policísticos é a dificuldade para engravidar. Mas, estudos recentes vão além da infertilidade e mostram que as mulheres portadoras da síndrome também têm riscos aumentados de sofrer um aborto espontâneo nos três primeiros meses de gestação.