Quem tem SOP tem menstruação regulada?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Alguns dos sintomas mais comuns da SOP são: Ciclos menstruais irregulares.

A irregularidade menstrual é portanto apenas um critério, a mulher pode menstruar regularmente e ter SOP. Lembrando que todas devem ser adequadamente avaliadas e tratadas, pois a SOP aumenta o risco cardiovascular, de diabetes e de câncer de endométrio.

A principal característica da SOP é a ausência da ovulação. Devido a esse problema, a mulher pode apresentar alguns sinais como aumento de pelos no rosto, grande quantidade de acne e menstruação irregular ou ausente por longos períodos.

Se ela estiver desregulada, logo tudo estará desregulado. Mas se ela estiver regulada, provavelmente, os sintomas e toda a SOP está controlada. Vale lembrar que a SOP não tem cura, por isso o tratamento deve ser feito com cautela e com atenção para evitar as possíveis consequências que podem aparecer.

As mulheres com a síndrome do ovário policístico não costumam ovular; ou pelo menos, não regularmente. Esse grupo de mulheres tem menstruações irregulares ou infrequentes. Se você não estiver ovulando, o óvulo não será liberado do ovário para passar pela tuba uterina, ser fertilizado e implantado no útero.

A SOP possui uma relação direta com a infertilidade. Estima-se que ela é responsável por cerca de 80% dos casos de infertilidade por anovulação. O desequilíbrio hormonal dificulta a ovulação, o que impede o encontro entre o óvulo e o espermatozoide.

Como o próprio nome já indica, a Síndrome dos Ovários Policísticos apresenta múltiplos cistos no ovário, enquanto os cistos ovarianos, por si só, aparecem em pequeno número e são bem maiores.

A doença causa uma série de disfunções hormonais,que trazem sintomas, tais como acne, queda de cabelo, pele oleosa, pelos em excesso, queda de desejo, cansaço, fadiga e indisposição. Geralmente, os sintomas mais falados são os relacionados a estética, mas todos os sintomas merecem uma atenção especial.

Principais sintomas
Na lista dos sintomas mais frequentes, temos: irregularidade do ciclo menstrual (com relação a duração e a sua frequência); alteração no fluxo menstrual (ele pode ficar mais ou menos intenso); hirsutismo (surgimento de pelos em locais tipicamente masculinos, como no rosto e nas costas);

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido – que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

A SOP pode contribuir para o surgimento de muitas doenças também como: Diabetes, alterações do colesterol, aumento do peso e da pressão arterial podendo até causar câncer de útero se não for adequadamente tratada.

Síndrome dos ovários policísticos
Essa síndrome é um distúrbio endócrino que causa uma produção excessiva de hormônios masculinos. Além das cólicas intensas, também provoca irregularidade no ciclo menstrual.