Porque a SOP não tem cura?

Perguntado por: lluz5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

A doença não possui cura, pois é uma doença crônica. E com o aparecimento dos sintomas, alguns profissionais da saúde prescrevem alguns medicamentos a fim de controlar esses sintomas, como o caso dos anticoncepcionais e anti-diabéticos, por exemplo.

A síndrome do ovário policístico não tem cura, mas o tratamento pode aliviar os sintomas e melhorar a saúde. A terapia pode incluir mudanças nos hábitos para promover perda de peso a partir de uma dieta de baixa caloria associada a exercícios moderados.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal muito comum, caracterizado pela presença de cistos – pequenas bolsas que contêm material líquido ou semissólido – que pode causar problemas simples, como irregularidade menstrual e acne, até outros mais graves, como obesidade e infertilidade.

Por ser uma doença metabólica e endocrinológica, o tratamento da SOP raramente é cirúrgica. Para a grande maioria das pacientes o tratamento mais indicado é o medicamentoso, seja para controlar os sintomas hormonais, para regularizar a menstruação, ou para melhorar a fertilidade.

A síndrome dos ovários policísticos não tem cura, por isso, o seu tratamento visa controlar os sintomas. De modo geral, é recomendado que a paciente tenha hábitos saudáveis, faça atividades físicas e tenha uma alimentação equilibrada.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham. Muito cuidado com industrializados, que os contém de forma “camuflada”.

Como o próprio nome já indica, a Síndrome dos Ovários Policísticos apresenta múltiplos cistos no ovário, enquanto os cistos ovarianos, por si só, aparecem em pequeno número e são bem maiores.

A síndrome dos ovários policísticos é um distúrbio hormonal relativamente comum e que pode causar complicações sérias sem o tratamento correto. Acne, obesidade, depressão e infertilidade, por exemplo, são algumas das complicações desta doença.

A doença causa uma série de disfunções hormonais,que trazem sintomas, tais como acne, queda de cabelo, pele oleosa, pelos em excesso, queda de desejo, cansaço, fadiga e indisposição. Geralmente, os sintomas mais falados são os relacionados a estética, mas todos os sintomas merecem uma atenção especial.

Mulheres com SOP estão mais inclinadas a buscar tratamentos de fertilidade por dificuldades na concepção, porém quem tem SOP pode engravidar sim! Mesmo que possam encarar dificuldades, pesquisas apontam que, ao longo da vida, mulheres com ou sem SOP, têm uma possibilidade semelhante de ficarem grávidas e ter filhos.

O aumento de peso, com valores elevados de gordura, colesterol total, colesterol LDL, e adiposidade central (gordura na região da barriga), são mais frequentes em mulheres que têm a síndrome do ovário policístico.

Porém, às vezes, esse processo falha. Chamamos de anovulação a ausência de ovulação. Sem esse processo, é impossível engravidar naturalmente, por isso a estimulação ovariana é muito utilizada no tratamento da SOP. A paciente recebe medicamentos ou injeções hormonais durante cerca de uma semana.

Nenhum anticoncepcional pode ser considerado tratamento para SOP, já que nenhum deles chega, de fato, à raiz do problema.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DIMINUIR OS IMPACTOS DA SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP) EM SUA SAÚDE?

  1. Ter uma dieta balanceada. ...
  2. Ter refeições regulares, especialmente o café-da-manhã
  3. Exercitar-se regularmente (30 minutos por pelos menos 3 vezes por semana)