Quanto tempo dura um cisto no ovário?

Perguntado por: ailha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Eles ocorrem como resultado da ovulação, ou seja, a liberação de um óvulo do ovário. Os cistos funcionais geralmente diminuem com o tempo, geralmente em 60 dias, sem tratamento específico. No entanto, os cistos funcionais podem ser divididos em cisto folicular e cisto de corpo lúteo.

Tipos de cistos ovarianos
Podem ser originados a partir dos folículos que não expeliram o óvulo (cistos foliculares), quanto formados após o folículo liberar o óvulo (cistos de corpo lúteo). Eles costumam desaparecer após 2 a 3 meses; Cistos dermóides: mais comuns em pacientes jovens.

Na ocorrência de cistos muito grandes, ou que não desaparecem sozinhos, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. “Se um cisto começar a causar problemas, você irá sentir. Uma das nossas preocupações é este cisto se romper ou crescer demais, facilitando a ocorrência de uma torção ovariana.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Os cistos de ovário podem ser descobertos em um exame pélvico de rotina ou ecografia. Em alguns casos é necessário o uso de pílula anticoncepcional para regularizar a superfície dos ovários, mas na maioria das vezes eles desaparecem de forma espontânea.

“Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”, descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”

A maioria dos cistos de ovário não causa sintomas e acaba por desaparecer espontaneamente após algumas semanas. Portanto, muitas mulheres têm cistos de ovários e nem sequer ficam sabendo. Em geral, os cistos ovarianos não causam infertilidade nem provocam alterações menstruais.

De modo geral, as principais opções de tratamento para cisto no ovário são o uso de anticoncepcional ou cirurgia para retirada do cisto (nos casos mais graves).

Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Verdade. Dependendo do tipo, tamanho, idade da paciente e até mesmo alguns fatores genéticos, o cisto pode desaparecer espontaneamente, pois são chamados de cistos funcionais. Quando isso não ocorre, é necessário avaliar a possibilidade de retirá-lo cirurgicamente.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.