É possível pegar herpes e não saber?

Perguntado por: ealves4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Pelo menos 80% da população adulta é portadora do vírus herpes simples, porém, a maioria das pessoas tem poucos ou nenhum sintoma e nem sabem que são portadoras.

Algumas pessoas têm maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vírus, nunca apresentam a doença, pois sua imunidade não permite o seu desenvolvimento.

O Herpes vírus pode ser identificado indiretamente por exames sorológicos que identificam anticorpos contra o vírus e diretamente detectando o DNA do vírus que está em circulação. O Amplicon realiza o teste de detecção do DNA do vírus da Herpes (HSV1 e HSV2) e libera o resultado em 3 dias úteis.

“O herpes simples é a principal causa de úlceras na região genital. Porém, existem outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que também podem causar úlceras nesta região, como sífilis, cancro mole, linfogranuloma venéreo e donovanose”, cita a especialista.

Maioria das pessoas não manifesta as lesões do herpes
“Menos de 33% das pessoas desenvolvem o herpes, apresentando as lesões na boca. A maior parte da população desenvolve anticorpos e se torna imune ao vírus, não apresentando os sintomas”, explica a especialista.

O herpes pode ser transmitido mais facilmente quando experiencia um surto e feridas ou bolhas ativas estão presentes na pele. No entanto, o vírus do herpes pode ser ainda propagado mesmo que não haja sinais ou sintomas. As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando o liquido exsuda delas.

» Um teste rápido para detecção qualitativa de anticorpos IgM contra o vírus Herpes Simplex 1/2 (HSV 1/2); » Amostras: Soro ou Plasma; » Resultados em 15 minutos.

Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na região genital. O período de incubação do vírus varia de 10 a 15 dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.

O Ministério da Saúde disponibiliza testagem e tratamento para as principais ISTs nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Infecção Recorrente
Herpes recorrente é a situação em que um indivíduo que já foi infectado pelo vírus do herpes simples (HSV) tem surtos frequentes da doença. Depois de uma infecção primária, o vírus permanece no corpo e pode ser ativado novamente em momentos de estresse, doença ou outros desencadeadores.

Cuidados durante a infecção
Pacientes que estão com herpes labial precisam seguir alguns cuidados necessários para não transmitir o vírus para outras pessoas. Não é recomendado beijar a boca de alguém enquanto estiver com as lesões nem utilizar objetos de outras pessoas, como batom, copos e talheres.

A herpes é contagiosa na fase de rompimento das bolhas e excreção do líquido.

  • Arlete Salles.
  • Justin Bieber.
  • Mariana Xavier.
  • Marina Ruy Barbosa.

A herpes é uma doença transmissível que não tem cura, uma vez que não existe um remédio antiviral capaz de eliminar de vez o vírus do organismo. A lesão provocada pelo herpesvírus desaparece à medida que o sistema imune do indivíduo se recupera.

Em 6x de R$140,70 no Cartão.