É normal ficar menstruada mais de 20 dias?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.3 / 5 5 votos

O sangramento prolongado precisa durar mais do que 8 dias, já que menos do que isso é o considerado normal e esperado para o corpo de quem menstrua. Assim, também não importa a intensidade do fluxo — se é leve, intenso, moderado, pode ser leve durante 10 dias.

Os tratamentos para menstruação prolongada

  1. o uso de pílula anticoncepcional para equilibrar os índices de hormônios presentes no organismo;
  2. a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios, que ajudam a diminuir o sangramento;
  3. dilatação e curetagem do útero, nos casos mais graves.

A menstruação com sangue vivo é normal, mas é sempre importante estar atenta para qualquer variação anormal no seu ciclo menstrual. Um sangramento intenso fora do período menstrual, por exemplo, merece uma visita ao ginecologista.

Tem como grávida menstruar? Mesmo com todos os esclarecimentos, muitas leitoras possuem essa dúvida pela quantidade de relatos de mulheres que afirmam ter menstruado durante a gravidez. E a resposta definitivamente é NÃO! Grávida não menstrua, já que com o óvulo fecundado não ocorre a descamação uterina.

Alguns sintomas de hemorragia menstrual incluem:

  1. Sangramento que dura mais de 8 dias;
  2. Necessidade de trocar o absorvente a cada 2 horas ou mais frequentemente; (considerar aqui que o absorvente esteja encharcado)
  3. Sangramento intenso que impede a realização de atividades normais;
  4. Presença de coágulos menstruais grandes;

As causas de uma menstruação constante podem ser o estresse e a ansiedade, já que são causas que descontrolam os hormônios. Falando neles, as alterações nos seus hormônios, tireoide, ovulação, pólipos no útero e até mioma uterino pode influenciar na menstruação.

As causas orgânicas mais comuns da menstruação prolongada incluem infecções, lesões uterinas, adenomiose, pólipos e miomas². Sendo assim, o auxílio médico nos casos de menstruação prolongada é imprescindível. Identificada a causa, o especialista indicará o tratamento adequado para solucionar o problema.

Se ficar menstruada por 3, 5 ou 7 dias já é desconfortante para todas as mulheres, já imaginou ficar por 2, 3 ou mais meses menstruada direto, sem parar? Pois bem, este não é um fato considerado comum, mas ocorre com frequência entre as mulheres.

Medicamentos para reduzir o sangramento intenso

  1. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) Estes atuam reduzindo os níveis de prostaglandina que podem ser excessivos em sangramento menstrual intenso. ...
  2. Ácido Tranexâmico. ...
  3. Pílula anticoncepcional oral, DIU Mirena e outros.

O tom vermelho vivo significa que o endométrio (a camada que recobre o útero) acabou de descamar.

Assim, a causa mais comum de sangramento nos primeiros meses ou primeiras semanas é a implantação no embrião que pode gerar esse escape. Mas ele não é parecido ou tem características de menstruação.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é considerado uma menstruação normal quando o fluxo menstrual dura até 8 dias, onde o ciclo varia entre 24 e 38 dias. A partir dessa informação, qualquer sangramento fora dessas características deve ser considerado anormal.

Algumas causas da menstruação prolongada incluem a obesidade excessiva, infecções, alterações hormonais, lesões vaginais, doenças do fígado e/ou dos rins, problemas no processo gestacional, ovários policísticos, endometriose e miomas, que são formações nodulares desenvolvidas na parede do muscular do útero chamadas de ...

O fluxo menstrual normal ocorre em média a cada 28 dias (a maioria das mulheres têm ciclos entre 24 e 34 dias) e dura cerca de 4 dias. No entanto, há uma grande variação no tempo e duração do que é considerado normal, especialmente se os períodos começaram nos últimos anos.

Alguns chás de ervas que podem ajudar a parar a menstruação incluem o chá de camomila, chá de gengibre e chá de sálvia. No entanto, é importante lembrar que esses chás podem não ser eficazes para todas as mulheres e é recomendado consultar um médico antes de usá-los.