Quais os benefícios do limão na menopausa?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.7 / 5 6 votos

Por que a água morna com limão é benéfica para a saúde da mulher após os 50 anos?

  • Fortalecimento dos ossos é importante para a saúde da mulher após os 50 anos.
  • Efeito diurético ajuda no emagrecimento e no equilíbrio.
  • O aumento da imunidade também é uma possibilidade.
  • Há a melhora na disposição e no humor em geral.

Quem está na menopausa deve aumentar a ingestão de cálcio. Ideal seria tomar dois litros por dia. Sempre falamos para aumentar gradativamente a quantidade até chegar aos dois litros. Se não gosta de tomar água, aromatiza essa água com hortelã, pode jogar fatias de abacaxi, limão siliciano.

Suco de maracujá com lecitina
O suco de maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor que costumam acontecer na menopausa.

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa
Framboesa; Laranja; Limão; Mirtilo (blueberry);

Deixando os suplementos de lado, alguns trabalhos já apontaram que a dieta mediterrânea, que é rica em alimentos que contêm ácidos graxos ômega 3 –como sementes de linhaça, nozes e peixes gordurosos como salmão— está associada a menos ondas de calor e outros sintomas da menopausa.

Grãos Integrais: Escolha grãos integrais como quinoa, arroz integral, aveia e pão integral em vez de grãos refinados (se puder optar por versões sem glúten, melhor ainda). Esses alimentos fornecem fibras, vitaminas e minerais que podem ajudar a reduzir a inflamação.

Além disso, é importante evitar alimentos muito processados, como os embutidos, que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O consumo de álcool e cafeína também deve ser moderado, já que podem piorar os sintomas da menopausa, como a insônia e a ansiedade.

Os alimentos indicados são: cereais integrais (arroz, quinoa em grãos, aveia, amaranto), frutas e verduras amarelas e vermelhas, as hortaliças e folhosos verdes, ovo cozido, oleaginosas (nozes, avelãs, amêndoas) gérmen de trigo, semente de girassol, gergelim e leguminosas (ervilha, lentilha, feijões, grão de bico);

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.

Enquanto alguns alimentos ajudam nos sintomas da menopausa, outros podem piorá-los. A cafeína e o álcool, por exemplo, aumentam as ondas de calor e os suores noturnos. Junto com as comidas picantes, esses alimentos também podem ser gatilhos para as mudanças de humor.

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.