Quem faz laqueadura pode atrasar a menstruação?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 2 votos

Sim, para algumas pessoas, a menstruação pode atrasar após a laqueadura.

Se você tiver tido relações sexuais sem proteção, o atraso menstrual pode ser devido ao fato de você estar grávida. Primeiro, é recomendável fazer um teste de gravidez para descartar essa possibilidade, ou você pode conferir se precisa fazer um teste com nosso quiz "Estou grávida?".

18 sintomas de gravidez após laqueadura

  1. Menstruação atrasada;
  2. Cólicas;
  3. Seios inchados e sensíveis;
  4. Fadiga;
  5. Náusea;
  6. Aumento da frequência urinária.

É possível engravidar depois de fazer a laqueadura? Apesar de pequenas, as chances de uma gravidez acontecer mesmo após a ligadura das trompas existem. A taxa de reversão espontânea da laqueadura é de 0,5% a 1% – aqui no Brasil, estima-se que de uma a cada duzentas mulheres laqueadas acabem engravidando.

Se a menstruação continuar atrasada mesmo após descartar a possibilidade de gravidez, é bom consultar seu ginecologista para a realização de alguns exames e poder encontrar a causa do atraso do ciclo. Exames de sangue e, se necessário, até um exame de tireoide pode ser incluido na solicitação médica.

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

Dez anos após o procedimento, a taxa é de 1,8 para 100 mulheres. A eficácia depende, em parte, de como as trompas foram bloqueadas, mas a taxa de gravidez é sempre baixa. A recanalização espontânea das trompas pode ocorrer independentemente de erro médico ou da técnica escolhida”.

Mulher que engravidou depois de laqueadura ganha indenização. É de responsabilidade do hospital e do médico que faz a cirurgia de laqueadura de trompas informar a paciente que o método pode não ser completamente eficaz. Deixar de prestar a informação gera indenização por danos morais em caso de gravidez indesejada.

Para esclarecer o método de laqueadura utilizado e prever a possibilidade de sucesso da reversão o especialista pode solicitar exames como a histerossalpingografia e a laparoscopia diagnóstica. Além disso, será feita uma investigação sobre a reserva ovariana para avalizar o stock de óvulos e sua qualidade.

A histerossalpingografia (HSG) é a ferramenta diagnóstica mais utilizada na pesquisa das obstruções das trompas e aderências na pelve que podem bloquear parcial ou totalmente as regiões peritubáricas, que são contribuintes comuns para a dificuldade de engravidar.

Há uma pequena chance de a mulher engravidar espontaneamente após uma laqueadura, mas é apenas cerca de 0,5% a 1% ao longo de um período de 10 anos. No entanto, no Brasil, 1 em cada 200 mulheres que tiveram as tubas bloqueadas engravidam novamente.

Podem ser motivados por bactérias (como a clamídia) ou não. Quando se passa muito tempo da operação, fica mais difícil engravidar. Por isso, nesse caso de Mato Grosso, eu não atribuiria a reversão ao tipo de técnica, já que em uma cirurgia malfeita a gravidez poderia ocorrer logo no primeiro ano.

Contudo, a gravidez é possível quando as trompas se recanalizam, ou seja, surge num novo canal na trompa que havia sido interrompida que permite a passagem do espermatozoide. "A laqueadura é considerada um método bastante efetivo, definitivo, mas existe uma chance de falha de 5 em cada 1.000 mulheres, bem raro".