O que a pedra faz com a pessoa?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.8 / 5 5 votos

A química do crack causa uma baderna no corpo, com efeitos desejados – como sensação de mais energia, hiperatividade, bem-estar, elevação do estado de alerta – e indesejados – como aumento dos batimentos cardíacos, da pressão sanguínea e até alucinações, depressão, pânico e paranoia.

Ocorre um processo rápido de emagrecimento. Os casos de desnutrição são comuns. A dependência também se reflete em ausência de hábitos básicos de higiene e cuidados com a aparência. A liberação de dopamina faz o usuário de crack ficar mais agitado, o que leva a aumento da presença de adrenalina no organismo.

Provoca aumento da euforia, autoestima e sensação de prazer. Pode provocar doenças pulmonares e cardíacas, psicose, paranoia, alterações de humor e dificuldade de concentração e raciocínio.

As pessoas sobre o efeito do crack inicialmente podem sentir a sensação de prazer e satisfação, porém passado esse efeito, podem sentir intensa euforia e desejo por mais, agitação psicomotora, comportamento agressivo, alucinação e delírio por exemplo.

A fumaça inalada atinge os pulmões e é absorvida. Após 10 a 15 segundos os primeiros efeitos já podem ser sentidos. A duração desses efeitos é, em média, de 5 a 10 minutos. Essa curta duração, em comparação a outras drogas, faz com que o usuário volte a utilizar o crack com mais frequência.

Alívio para as dores físicas e psicológicas. O crack é uma droga estimulante e traz consigo efeitos como euforia, sensação de prazer intenso, aumento de energia, aumento do fluxo sanguíneo e alterações na percepção e de pensamento.

heroína

Embora existam várias drogas altamente viciantes, quando a pergunta é sobre qual a droga mais difícil de largar, a resposta é a heroína. Um estudo mostrou que a heroína é a droga mais viciante de todas, ficando na frente da cocaína, nicotina, barbitúricos e álcool.

Alterações na rotina
Olhos vermelhos, inchados ou mucosas do nariz irritadas também são indícios do uso de substâncias químicas. Alterações no sono também devem ser consideradas. Problemas como insônia, sonambulismo ou uma inversão de hábitos podem surgir como efeito do abuso de tóxicos.

Para ser consumida, a droga precisa ser queimada. Essa queima costuma acontecer com o auxílio de cachimbos, que podem ser feitos das mais diversas formas. Há dependentes que usam latinhas, canos de PVC e outros materiais improvisados para colocar a pedra e, então, queimá-la.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

Quem tem um consumo mais intenso, a droga pode ser identificada mesmo após 30 dias. No sangue, por ser metabolizada com agilidade pelo corpo, ela raramente será detectada após 24 horas após o uso, em usuários eventuais. Quem tem um consumo frequente, a droga pode ser detectada no sangue em um período de até 7 dias.

Um dependente químico pode fazer qualquer coisa para manter seu vício em dias, uma vez que o seu corpo se tornou totalmente dependente daquela substância. De uma forma informal, podemos que ele vive da droga e para ela.

O usuário não o consome porque quer, mas porque precisa — explica, acrescentando que 30% dos que usam crack há mais de cinco anos acabam morrendo pelos efeitos da droga.

heroína

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas. Em um primeiro momento, ela causa uma sensação intensa de prazer e euforia, fazendo com que o indivíduo se adapte a esse cenário rapidamente.

O emagrecimento repentino também é um dos efeitos do crack porque o organismo passa a funcionar em função da droga, e o dependente mal come ou dorme. Assim, os casos de desnutrição são comuns.

Sua mente está tomada pelas amarras da sensação de prazer que as drogas proporcionam. Com isso, a perda de vínculos, irritabilidade, inquietação, ansiedade, depressão e mania de perseguição tomam a sua mente de maneira a gerar comportamentos que se não fosse a droga não faria parte de seu cotidiano.