O que muda no corpo com 2 semanas de gravidez?

Perguntado por: emenezes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Outros sintomas muito comuns que podem passar despercebidos são a vontade de deitar e o sono excessivo, já que eles podem ser confundidos com o cansaço comum de uma rotina com muitos compromissos e afazeres. As mulheres mais ativas podem estranhar caso sintam mais sono durante a semana de forma repentina.

Na maioria das gestações, os sintomas iniciais surgem a partir de 2 a 3 semanas após a fertilização. Porém, isso varia de gestação para gestação, inclusive na mesma mamãe. Imagine em mulheres diferentes. Além disso, muitas mulheres não sentem quaisquer sintomas durante o início do período gestacional.

A barriga não cresce em 1 semana, já que o feto, nesse período, é menor do que um grão de arroz. Mas é possível perceber inchaço corporal, principalmente se o seu corpo não faz isso com muita frequência. A barriga de gestante começará a aparecer apenas no 5° mês, ou seja, com 20 semanas.

No primeiro mês a gestante não percebe que está grávida. Os sintomas são parecidos com a TPM, porém, mais intensos. Nesta época acontece a liberação de um hormônio chamado HCG e a interrupção da menstruação. É muito comum sentir dores nas mamas e dores abdominais.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez.

O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação. Porém, nesse momento, os níveis do hormônio ainda são baixos e talvez não seja possível detectá-lo. Portanto, é necessário aguardar até que haja uma quantidade suficiente do hormônio no organismo para ter o resultado correto.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena. Esse sintoma, muitas vezes, é confundido com infecção urinária.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

A urina tem cor ou cheiro? O senso de olfato da mulher está alto e por isso o cheiro natural da urina fica mais aguçado, bem como ela consegue perceber a diferença no cheiro também. Caso a urina tenha cor rosa ou vermelha em qualquer momento da gravidez é importante falar com o seu médico.

Nas primeiras semanas de gestação ela pode ser mais uma sensação de peso ou um desconforto do que propriamente uma cólica. Falamos especificamente sobre as causas de dor abdominal na gravidez no seguinte artigo: Principais causas de dor abdominal na grávida.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

A região do quadril é fragilizada e torna-se suscetível a dores mais intensas que surgem em atividades bem simples, como andar, sentar, deitar, correr ou durante a realização de outras atividades físicas. Por fim, as gestantes ainda podem sentir dores que se confundem com a dor no quadril na gravidez.