Como é o corrimento quando está ovulando?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 3 votos

À medida em que a ovulação se aproxima, muito mais muco cervical é produzido. É provável que a sua vagina comece a ficar muito mais úmida e o fluido se torne mais escorregadio à medida que a concentração de água aumenta. Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro.

Para uma mulher que tem o ciclo de 28 dias, o muco cervical com aspecto de clara de ovo deve estar presente do 10 ao 14 dias do ciclo, sendo esse o seu período fértil. Lembre-se que durante um ciclo menstrual de 28 dias a mulher irá ovular aproximadamente no 14 dia do ciclo.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

Secreção vaginal
Além da aparência de clara de ovo, ela também é pegajosa. E se você tocar ela com os dedos ela formará um fio. Essa secreção pode durar até quatro dias e indica o melhor período para que ocorra a fecundação.

Quando a ovulação ocorre, o muco elástico com aspecto de clara do ovo se torna o tipo de fluido mais fácil para o espermatozoide atravessar (6).

Quando atingem o tamanho ideal, que ocorre com a chegada do período fértil, os folículos são coletados e os óvulos extraídos para realizar a fecundação. A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar.

A dor de ovulação geralmente é sentida na parte inferior do abdômen. A dor de ovulação pode variar de experiências leves a graves. A dor de ovulação acontece provavelmente por causa de um aumento no hormônio luteinizante (LH) antes da ovulação.

Logo após a ovulação os níveis de estrogênio caem levemente e, então, a progesterona (e o estrogênio) começam a subir. Se não houver sinal hormonal de uma gravidez, eles começam a cair novamente no meio da fase lútea, eventualmente desencadeando a menstruação.

O corrimento típico do período fértil é um fluido claro, branco ou transparente, de consistência cremosa, líquida ou elástica, parecendo uma clara de ovo. Muitas mulheres notam esse corrimento no papel higiênico, quando passam na ppk, ou na calcinha.

A anovulação (ausência de ovulação) pode ter alguns sintomas clássicos e bem identificáveis como aquela secreção esbranquiçada o ciclo todo sem presença de muco elástico e dores ovarianas para ovulação.