O que significa quando o homem tira a aliança?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 11 votos

Embora não signifique trair o parceiro, tirar a aliança é, sem dúvida, para muitos, a oportunidade de flertar com uma terceira pessoa em uma noite casual.

Tirar a aliança do dedo pode até parecer que você não queira mostrar o seu compromisso, mas não é verdade! No fundo, você está protegendo o símbolo da união para não estragar, não machucar ou até perder. Será necessário, em alguns momentos, tirar a joia da mão para não correr riscos.

Alguns homens casados não usam aliança porque simplesmente não estão habituados ao toque do metal no dedo. Muitos nunca usaram anéis e não se sentem confortáveis por sentir algo a prender o dedo. Existem muitas pessoas alérgicas a metais, mesmo aos mais preciosos, causando irritação e mau estar.

Depois da cerimônia de casamento, a aliança é trocada de dedo, passando a ficar na mão esquerda, no dedo anelar. Depois do casamento, ainda há algumas datas que fazem com que o casal troque ou reforce seus votos. São eles: Bodas de prata (25 anos): Normalmente, o casal muda de aliança.

Os frequentadores de academia já sabem que não é indicado usar acessórios enquanto fazem exercícios físicos. O suor das mãos e o contato dos equipamentos com a aliança de casamento podem incomodar e arranhar a joia especial. É melhor guardar em um local seguro e evitar riscos.

A aliança de compromisso é uma tradição antiga que formaliza o namoro trazendo a simbologia dos anéis, já que tem como significado o elo, a fidelidade e o amor infinito do casal.

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.

Ou seja, segundo a lei brasileira, neste contexto a ideia é de presente condicionado. Assim, o anel presenteado deve ser devolvido, se for solicitado por quem ofereceu, pois a finalidade principal da aliança de noivado foi desfeita.

Porque não se pode colocar aliança de outra pessoa? Como toda superstição, o fato de usar a aliança de outra pessoa e ter azar no casamento é algo não baseado em fatos. Esse tipo de crença não tem nenhum fundamento científico ou explicação racional. As superstições não são provadas e podem ser nocivas.

O anel ou outra joia, quando oferecido em razão do noivado, deve ser devolvido por quem o recebeu, se solicitada a devolução pelo noivo ou pela noiva que o ofereceu.

No momento da cerimônia, a aliança representa não apenas o compromisso assumido pelos noivos um com o outro, mas também com Deus: o casal jura fidelidade, amor, apoio, honra, cuidado, respeito sob toda e qualquer circunstância ou adversidade mutuamente.

- A prata é um metal nobre e macio e pode escurecer com o uso. O escurecimento é um processo natural chamado: oxidação da prata. Evite dormir com suas joias, usá-las em tarefas domésticas, banhos de piscina e mar, e retire os anéis ao lavar as mãos.

PODE SE CASAR COM ALIANÇA DE PRATA? Não. A aliança compromisso prata é usada exclusivamente para o namoro, pois o material é considerado mais simples e portanto, não representa a fase no noivado e casamento.

Trata-se mais de uma tradição do que uma regra, afinal, alianças de casamento são símbolos muito especiais da união de um casal. Portanto, nada mais justo que sejam confeccionadas de um material nobre. Simbolicamente, a cor dourada representa a nobreza, prestígio, prosperidade, fertilidade e a luz.