Porque depois que parei de tomar anticoncepcional engordei?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 8 votos

Ao suspender o uso da pílula, seu corpo para de reter tanta água, causando alguma perda de peso. Algumas mulheres ganham peso após a suspensão, apesar de ser algo incomum.

Haverá mudanças no seu peso
Por isso, quando você decide parar de tomar esse método contraceptivo, um dos primeiros efeitos é a perda de peso. Contudo, o aumento do apetite e desejo por doces, além da indisposição para se exercitar são outros fatores que também decorrem da falta do anticoncepcional.

De acordo com a ginecologista, ao parar de fazer a contracepção oral, o corpo volta a funcionar normalmente como antes da pílula. "Começa a produção de hormônios que irão promover a ovulação. Sendo assim, a paciente já poderá engravidar no primeiro mês após a interrupção do anticoncepcional", explicou Karla.

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

O esperado é que, depois de cerca de três meses do uso da pílula, a mulher consiga eliminar a retenção de líquidos e volte a apresentar o mesmo peso de antes. Se isso não acontecer e a balança continuar subindo, é preciso primeiro observar os próprios hábitos de alimentação e prática de exercícios físicos.

A injeção trimestral é o único anticoncepcional com relato científico de ganho de peso. Geralmente, o efeito benéfico contraceptivo sobre passa o efeito colateral do aumento do peso. E isso deve ser ponderado no momento da escolha do anticoncepcional.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Em algumas mulheres, pode causar redução do apetite sexual; A progesterona, hormônio contido nas pílulas, pode causas retenção de líquido e inchaço; Altera a coagulação do sangue, o que pode levar à formação de coágulos dentro dos vasos; Pode causar dores de cabeça, enxaquecas e alterações no humor.

Pessoas que param de tomar pílulas de combinação levam uma média de oitos meses para engravidar (4). 77 a 94 por cento das pessoas engravidam em 12 meses (5,11,12).

A pílula anticoncepcional inibe a ovulação e torna o muco cervical espesso, dificultando a passagem dos espermatozoides e evitando, assim, a fecundação. Portanto, ela não pode ser considerada um método abortivo.

Quando esse processo se inicia – o que normalmente pode levar de dois a três meses – a ovulação e a menstruação devem voltar ao normal. Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses.